top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Drops - Semana 83

Vídeo


1- Você sabia?

Um décimo de segundo pode ser o suficiente para matar alguém. É, em média, o tempo mínimo que dura um raio. No Brasil, morrem cerca de 130 pessoas vítimas de raios por ano. A cada 50 mortes desse tipo no mundo, uma é aqui. O estrago vai além do efeito fatal: cerca de 500 pessoas ficam feridas anualmente em decorrência de descargas elétricas. Desses ferimentos, podem surgir os mais variados tipos de sequelas - tanto físicas quanto psicológicas. A nossa localização geográfica - o maior país da denominada zona tropical do planeta - justifica a incidência de mais de 50 milhões de raios por ano. Aqui, o clima é mais quente e favorece a formação de tempestades, o que acaba por ocasionar a incidência de raios.

2- Você sabia?

Que em 30 de outubro de 1938 os marcianos invadiram a Terra e essa notícia foi dada pela emissora de rádio Columbia Broadcasting System (CBS)?

Na verdade, o noticiário veiculado naquela estação de rádio era uma adaptação do livro "A Guerra dos Mundos", de H. G. Wells, narrada por Orson Welles e pela companhia teatral Mercury Theatre on the Air. No início do texto, uma mensagem avisava que a peça se constituía de ficção. Mas muitas pessoas só começaram a ouvir depois, quando a narrativa retratava a queda de um meteoro em uma fazenda de Nova Jersey e a descoberta de que o “meteoro” era uma nave cheia de alienígenas munidos de raios mortais e inclinados a exterminar a espécie humana.

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page