Vicente Mateos Valle, ou Vicente Matheus, foi o maior presidente da história do S.C. Corinthians Paulista. Espanhol nascido em Toro, pequeno município da província de Zamora na Castela, chegou ao Brasil com 6 anos e já começou a trabalhar na venda de seu pai em Guaianazes, zona Leste de São Paulo.
Após alguns anos seu pai arrendou uma pequena pedreira. Ao assumir o negócio após a morte do pai, Vicente Matheus transformou a pedreira numa mina de ouro tornando-se milionário. E foi através da pedreira que acabou conhecendo o maior amor de sua vida. Vencendo uma licitação para pavimentar a Rua São Jorge em 1930, acabou conhecendo o S.C. Corinthians Paulista onde mais tarde viria a ser presidente por diversas gestões, sendo a primeira em 1959.
Dirigente a moda antiga, cansou de por dinheiro de seu bolso para injetar no clube, até para comprar jogador. Seu amor pelo clube era demonstrado a todo momento e nos menores gestos.
Entre seus maiores feitos na presidência estão: o título do Campeonato Paulista de 1977, o Campeonato Brasileiro de 1990 e a contratação de Sócrates, numa das maiores "passadas de perna" na histórias do futebol, pois na época o Corinthians tinha interesse no volante Chicão do São Paulo. Em consulta ao presidente Antônio Leme Nunes Galvão sobre o preço de Chicão, Matheus obteve a resposta do valor exato que o São Paulo pagaria por Sócrates ao receber do Corinthians. Diante disso, Matheus correu para Ribeirão Preto e comprou o Doutor, deixando o São Paulo sem Sócrates e sem dinheiro.
Dono de um bom humor inesgotável, proferia frases que provocavam risos no meio do futebol. Alguns diziam que algumas delas eram propositais para chamar a atenção. Mas a maioria era realmente espontânea, uma vez que não teve tempo para estudar.
Enfim, um presidente querido e respeitado até pelos adversários, ainda que mostrasse a paixão exacerbada pelo clube de seu coração. Esse foi Vicente Matheus, o maior presidente da história do S.C.Corinthians Paulista. Grande Matheus! Inesquecível! Valeu muito sua presença entre nós!
Algumas das frases célebres de Vicente Matheus:
" Comigo ou sem migo, o Corinthians será campeão "
" Depois da tempestade vem a ambulância ".
" Peço aos corinthianos que compareçam às urnas para naufragar nossa chapa ".
" Tive uma infantilidade muito difícil ".
" Minha gestação foi a melhor que o Corinthians já teve ".
" Esse é um resultado que agradou gregos e napolitanos ".
" De gole em gole a galinha enche o papo ".
" O difícil, vocês sabem, não é fácil ".
" Vou dar uma anestesia geral para os sócios com mensalidade atrasada ".
Títulos Conquistados:
Campeão do Torneio do Povo (1971)
Campeão da Copa Cidade de São Paulo - Internacional (1975)
Campeão Paulista (1977)
Campeão Paulista (1979)
Campeão do Torneio Feira de Hidalgo (1981)
Campeão Paulista (1988)
Campeão Brasileiro (1990)
Comments