top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Sophia Loren

O "Conheça o Craque" de hoje volta a ser o "Conheça a Craque". Isso porque quero prestar minhas reverências a uma das mais consagradas, talentosas, corretas e lindas atrizes da história do cinema. Falo de Sofia Costanza Brígida Villani Scicolone ou simplesmente Sophia Loren.

Nascida em Roma em 1934, viu aos 12 anos o pai abandonar o lar deixando a mãe com as duas filhas. Sem condições para sustentar as filhas, a mãe deixou Roma para morar com a avó das meninas em Pozzuoli no interior. A cidade foi bombardeada na Segunda Guerra, e após Sophia ser ferida no queixo por estilhaço de uma bomba, a família mudou-se para Nápoles.

Para sobreviver, sua avó abriu um restaurante na sala da casa onde sua mãe tocava piano, sua irmã cantava e Sophia recolhia os pratos e lavava a louça. Em 1950 aos 16 anos participou do concurso Miss Itália. E apesar não ter vencido começava ali a carreira. Fazendo aulas de teatro e com a beleza estonteante, começou fazendo pontas em filmes sem crédito até participar como extra no filme "Quo Vadis", onde teve crédito pela primeira vez.

A partir daí, decolou a carreira atuando em 96 filmes e tendo como parceiros os maiores nomes da história do cinema. Cary Grant, Frank Sinatra, John Wayne, William Holden, Clark Gable, Charlton Heston, Stephen Boyd, Alec Guinness, Christopher Plummer, James Mason, Omar Sharif, Mel Ferrer, George Peppard, Peter Sellers, Paul Newman, Marlon Brando, Gregory Peck, Vittorio de Sica e Marcello Mastroianni entre outros.

Aliás a dupla com Marcello Mastroianni foi aclamada como uma das mais brilhantes do cinema. Foram 13 filmes com o ator italiano rendendo prêmios e participações antológicas como no filme "Os Girassóis da Rússia". Ganhadora de 25 prêmios internacionais, foi casada uma única vez com o diretor Carlo Ponti por 50 anos até ficar viúva. Casou-se com 23 anos enquanto Carlo Ponti tinha 44.

Tem dois filhos e quatro netos e conquistou inúmeros prêmios e é reconhecida mundialmente como uma das maiores atrizes de todos os tempos. Está incluída na lista das 25 maiores lendas femininas do cinema pelo American Film Institute. Em 1964 recebeu 1 milhão de dólares para estrelar "A Queda do Império Romano", um recorde na época.

Tem cidadania francesa, mora atualmente na Suíça e é apaixonada pelo Società Sportiva Calcio Nápoli, o time do Nápoli. A beleza quando viu Sophia Loren ficou com vergonha. Linda e talentosa demais, merece estar na galeria de "Conheça a Craque"!

Ficha técnica


Prêmios

  • David di Donatello em 1961, 1974, 1978, 1984, 1999 e 2021

  • Oscar de Melhor Atriz em 1962

  • Globo de Ouro de 1995- Prêmio Cecil B. DeMille

  • César Honorário de 1991

  • Urso de Ouro d 1994 Honorário

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page