top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Rolando Boldrin

O "Conheça o Craque" de hoje traz um personagem histórico do nosso país. Ator, cantor, compositor, apresentador e contador de "causos" como ninguém. Trata-se de Rolando Boldrin. Nascido em São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, embora nunca tenha morado na roça ou na fazenda, Rolando Boldrin encarna o matuto, o caipira, tamanha simplicidade, carisma e identidade com as coisas do campo.

Desde pequeno já tocava viola e com seu irmão formava a dupla Boy e Formiga que já fazia sucesso na rádio da cidade. De tanto seu pai insistir, aos 16 anos foi para São Paulo de carona em um caminhão para tentar uma vida melhor.

Antes de iniciar a carreira como cantor, foi frentista, ajudante de farmacêutico, garçom, sapateiro e carregador. Serviu o exército em Quitauna aos 18 anos.

Em 1960 iniciou na música participando do disco de sua futura esposa que se tornou sua produtora mais tarde, Lurdinha Pereira. Só em 1974 lançou seu primeiro disco; "O Cantadô". Foi ator de teleteatro na extinta TV Tupi nas décadas de 50 e 60. Atuou entre 1960 e 80 em várias novelas passando pelas TVs Record, Bandeirantes, além da Tupi.

Tem mais de 30 novelas no currículo. A partir de 1980 passou a apresentar programas musicais enfocando o sertanejo e a música regional. Som Brasil (Globo), Empório Brasileiro (Bandeirantes), Empório Brasil (SBT), e Sr. Brasil (Cultura ainda sendo exibido), são os programas que fazem parte da história desse ilustre personagem de nossa cultura.

No cinema teve participação expressiva em filmes chegando a vencer o troféu do Festival de Brasília como melhor ator coadjuvante no filme "O Tronco", de 1999. Em 2010 foi tema da escola de samba Pérola Negra com o enredo "Vamos Tirar o Brasil da Gaveta", onde a escola ressaltava o empenho de Rolando Boldrin em divulgar nossa cultura.

Em 2019 recebeu sua mais importante honraria: o prêmio da Secretaria da Cultura do estado de São Paulo para o melhor profissional da categoria Cultura Popular e Tradicional. Sem dúvida, Rolando Boldrin é um craque eclético, uma referência, um ícone de nossa cultura popular e merece estar aqui no "Conheça o Craque". Grande Rolando! Obrigado pelo seu trabalho!


15 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page