top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Raul Cortez

O "Conheça o Craque" de hoje tem a honra de trazer Raul Christiano Machado Cortez , ou simplesmente "Raul Cortez". Um dos monstros sagrados da história do teatro, do cinema e da televisão brasileira.

Paulistano, Raul Cortez além de ator, foi também produtor e diretor. Descendente de espanhóis e portugueses, tem um currículo impressionante. Em todas as áreas atuou com destaque em 28 filmes, 20 telenovelas, 6 minisséries e 66 peças teatrais.

De promissor advogado, se tornou um dos mais importantes artistas de nosso país. Começou a carreira aos 22 anos no teatro amador em 1954. Em 1955 fez seu primeiro papel no cinema no filme "O Pão Que O Diabo Amassou".

Daí por diante, a carreira deslanchou a tal ponto de constituir esses números incomparáveis de atuações. Dentre tantos papéis, fica difícil destacar alguns. Porém fez atuações marcantes como no teatro em Rei Lear, Greta Garbo quem diria acabou no Irajá, O lobo de ray-ban, Quem tem medo de Virgínia Woolf, Don Juan, Lição de Anatomia e tantas outras.

E como não lembrar dos personagens da TV como nas novelas "Esperança" como Genaro Campello, "Terra Nostra" como Francesco Magliano, "O Rei do Gado" como Geremias Berdinazzi, "Mulheres de Areia" como Virgílio Assunção e tantos outros.

Sempre extremamente solicitado, nunca teve folga em sua carreira. Se não estava envolvido com o cinema, estava com o teatro. E se não estava atuando no teatro, com certeza estava na telinha da TV.

Premiadíssimo, sempre teve o respeito de sua classe e arrebanhou uma multidão de admiradores. Faleceu em 2006 aos 73 anos, vítima de complicações de um câncer no pâncreas e no intestino delgado.

Deixou um legado de cultura inestimável. Com todo o destaque, merece figurar na galeria do "Conheça o Craque". Valeu, Raul. Você foi gigante!

Prêmios e indicações


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page