top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Picasso

"Conheça o Craque" traz a história de Ronei Paulo Travi ou "Picasso", goleiro que teve uma carreira de altos e baixos. Porém, teve sempre como concorrentes grandes goleiros como Valdir Joaquim de Moraes e Sérgio Valentin no Palmeiras e São Paulo respectivamente. Gaúcho de Canela, iniciou sua carreira em 1956 no Serrano de canela aos 17 anos.

Em 1960, atendendo a um anúncio do jornal, foi fazer um teste no Cruzeiro, de Porto Alegre, e acabou aprovado ficando no Cruzeiro até 1963 quando se transferiu para o Palmeiras, quando achava que estaria se transferindo para o Corinthians.

Só soube que ia para o Palmeiras no avião. Foi campeão Paulista pelo Verdão embora tenha perdido a posição para Valdir Joaquim de Moraes. Carrega mágoa de Filpo Nuñes (treinador) e Ferruccio Sandoli (presidente) pois ficou encostado por quatro meses graças a dupla.

Chegou a afirmar que só treinava na Hora da Ave Maria, ou seja, após os treinamentos por volta das 18 horas. Em 1965 foi emprestado a Prudentina voltando ao Palmeiras no ano seguinte. Logo a seguir o Verdão colocou seu passe como pagamento pelas contratações de Luís Carlos e Suingue.

Foi quando abandonou o futebol por três meses trabalhando na Volkswagen. Sylvio Pirillo, então técnico do Juventus foi buscá-lo para a disputa do paulista de 1966. Acabou sendo o melhor goleiro da competição, chamando a atenção do São Paulo que o contratou em 1967.

No Tricolor viveu seu melhor momento, chegando a ser convocado para a Seleção Brasileira para uma excursão a Europa em 1968.

Uma fratura em um dedo do pé o impediu de participar, cedendo seu lugar para Félix, que seria titular da Copa de 70. Defendeu o São Paulo até 1972 onde também foi campeão, mas encontrou outro concorrente forte, Sérgio Valentin, e acabou na reserva.

Antes, em 1970 foi emprestado ao Bahia onde ganhou na Bola de Prata por seu o melhor goleiro do Robertão. De volta ao tricolor Paulista, foi bi-campeão, mas sempre na reserva de Sérgio. Em 1972 foi para o Athlético Paranaense e logo se transferiu para o Grêmio onde jogou até 1975.

Encerrou a carreira no Santa Cruz em 1976 com alguns títulos, muitas contusões e alguns problemas devido ao seu temperamento. De qualquer forma, um grande goleiro que defendeu e foi campeão por grandes camisas e merece ser lembrado aqui no "Conheça o Craque"!


10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page