top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Pedro Luiz

"Conheça o Craque" de hoje traz um dos maiores locutores esportivos do rádio brasileiro. Filho de italianos, Pedro Luiz Paoliello ou Pedro Luiz, mineiro de São Tomás de Aquino, saiu de sua cidade natal aos 19 anos para ingressar na carreira de radialista em Franca na Rádio Hertz em 1938. Depois passou rapidamente pela Rádio Atlântica de Santos e Gazeta de São Paulo antes de chegar a Rádio Panamericana em 1950. Começou aí uma carreira brilhante, sendo o grande destaque por oito anos na narração, o que fez com que se transferisse em 1958 para a Rádio Bandeirantes, na época a melhor equipe esportiva do Brasil, o famoso "scratch do rádio".

Depois passou pelas Rádios Tupi, Difusora e Nacional. E na Rádio Nacional passou de narrador a comentarista. E seus comentários lhe renderam frutos na Rede Globo chegando a assumir a direção de esportes e ser um dos coordenadores da cobertura da Copa do Mundo de 1978. Ainda como comentarista, atuou na Rádio Record, na TV Bandeirantes e TV Record.

Encerrou a carreira na Rádio Gazeta e TV Gazeta, onde teve oportunidade de trabalhar com o filho (morto em uma tentativa de assalto). Narrador eclético, participou de 11 Copas do Mundo e 2 Olimpíadas. Seu estilo foi inigualável. Narrava em cima do lance e dizia-se na época que era como se se estivesse assistindo o evento do qual ele era o narrador.

F1, futebol e boxe narrava com precisão absoluta. Titular da narração por onde passou, Pedro Luiz fez escola, sendo referência para grandes narradores, entre eles Osmar Santos que afirmou ter se espelhado no estilo de Pedro Luiz para aprimorar suas narrações. Gigante, monstro sagrado do microfone esportivo, divide com o próprio Osmar Santos e Fiori Gigliotti a preferência nacional de todos os tempos.

Grande Pedro Luiz! Recebe aqui no "Conheça o Craque" mais do que justa homenagem aquele que fez corações vibrarem muito durante sua carreira. Valeu!


42 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page