O "Conheça o Craque" de hoje traz um dos grandes atacantes do futebol brasileiro. Hábil, veloz e goleador, Arílson de Paula Nunes ou "Paulo Nunes" teve uma carreira de conquistas. Criado no Flamengo onde surgiu nas categorias de base, defendeu o rubro negro profissionalmente de 1990 a 1994 conquistando seus primeiros títulos.
Em 155 jogos marcou 34 gols pelo Mengo. Foi contemporâneo de Djalminha, Marquinhos, Nélio, Júnior Baiano e Marcelinho carioca na Gávea. Deixou o Flamengo em 1995 para jogar no Grêmio onde ao lado de Jardel, outro oriundo do Rio de janeiro, mais especificamente do Vasco da Gama, formou uma dupla infernal.
Viveu no tricolor gaúcho sua melhor fase da carreira ganhando títulos e sendo artilheiro do Brasileiro de 1996 com 16 gols. Ganhou a Bola de Prata e foi convocado para a Seleção para a disputa da Copa América de 1997. Ainda em 1997 transferiu-se para o Benfica onde não conseguiu ser o grande atacante que era por inúmeras contusões e atritos com outros jogadores do clube português.
Voltou ao Brasil em 1998 para defender o Palmeiras onde reencontrou seu futebol conquistando títulos e marcando gols decisivos. Retornou ao Grêmio em 2000 mas já não teve tanto brilhantismo. Tanto que em 2001 foi negociado com o Corinthians. Por ter sido ídolo do maior rival, Paulo Nunes jamais teve sossego no alvinegro.
Perseguido pela torcida, tinha que ir para o treino com seguranças. Ainda assim conseguiu um título pelo Timão, o de Campeão paulista de 2001. Para ter sossego, tentou voltar ao Flamengo, mas Lula Pereira, então treinador do rubro negro, vetou sua contratação. Paulo Nunes acabou se transferindo para o Gama. E a vingança não tardou.
Jogando pelo gama no campeonato Brasileiro de 2002, marcou o gol da vitória do time candango sobre o Flamengo, o que custou a demissão de Lula Pereira. Depois disso defendeu o Al-Nassr e encerrou a carreira no Mogi Mirim aos 32 anos devido a seguidas lesões no joelho que passou por cinco cirurgias. Atualmente é comentarista do SporTV.
Paulo Nunes sempre foi polêmico. Irreverente, provocou a torcida do Corinthians em um jogo com a faixa da conquista da Libertadores. No jogo seguinte se envolveu em confusão com Edílson no famoso jogo da "embaixadinha".
De personalidade forte, Paulo Nunes teve uma carreira de conquistas e sem dúvida auspiciosa. Merece fazer parte da galeria do "Conheça o Craque". Valeu, Paulo Nunes, o "diabo loiro"!
Títulos:
Pelo Flamengo:
Campeonato Brasileiro de 1992
Copa do Brasil de 1990
Campeonato carioca de 1991
Pelo Grêmio:
Copa do Brasil de 1997
Campeonato Brasileiro de 1996
Recopa Sul-Americana de 1996
Copa Libertadores da América de '1995
Campeonato Gaúcho de 1995 e 1996
Pelo Palmeiras:
Copa Libertadores da América de 1999
Copa Mercosul de 1998
Copa do Brasil de 1998
Pelo Corinthians:
Campeonato Paulista de 2001
Pela Seleção Brasileira:
Copa América de 1997
Comments