top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Paulo José

O "Conheça o Craque" de hoje homenageia um dos maiores talentos de nossa dramaturgia. Um artista incomparável. Trata-se de Paulo José Gómez de Sousa, o nosso querido Paulo José que nos deixou no último dia 11.

Gaúcho de Lavras do Sul, Paulo José ator, diretor e roteirista brasileiro, se destacou no cinema e na televisão tendo papéis de enorme destaque onde pode ao longo da carreira demonstrar todo seu talento.

O início da carreira foi em 1966 no cinema fazendo o papel do padre no filme "O Padre e a Moça". Na televisão a estréia foi em 1969 na novela "Véu de Noiva". Protagonista de várias comédias do cinema, e na televisão começou a se destacar quando atuou na novela "Assim na Terra Como no Céu" onde interpretou "Samuca".

Em 1972 já consagrado trabalhou na novela "O Primeiro Amor" ao lado de seu grande parceiro Flávio Migliaccio com quem posteriormente fez enorme sucesso formando a dupla "Shazan e Xerife".

No teatro iniciou em 1954 e em 1955 ajudou a criar o "Teatro de Equipe" ao lado de Paulo César Pereio, Lilian Lemmertz, Ítala Nandi e Fernando Peixoto. Depois, em São Paulo, com Gianfrancesco Guarnieri, Augusto Boal, Paulo Cotrim, Juca de Oliveira e Flávio Império, constituiu o grupo que adquiriu o "Teatro de Arena". Com interpretações marcantes no teatro, cinema e televisão, Paulo José foi detentor de 20 prêmios de melhor ator e entre eles alguns pontuais de homenagens por serviços prestados a nossa cultura.

Foi casado com a atriz Dina Sfat sendo pai de 3 meninas todas atrizes. Casou-se também com Beth Caruso sendo pai de um filho e posteriormente teve como parceira Zezé Polessa. De 1983 a 1986 viveu com Carla Camurati sem oficializar a união.

Em 1992 foi diagnosticado com Mal de Parkinson. Faleceu no último dia 11 vítima de uma pneumonia. Sem dúvida, um dos maiores atores do Brasil e merece estar sendo homenageado aqui no "Conheça o Craque".

Um cracaço da dramaturgia! Valeu muito, Paulo José! Você será sempre lembrado por sua obra em prol da cultura brasileira.

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page