top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Paulinho da Viola

"Conheça o Craque" de hoje traz um dos maiores personagens, senão o maior de nossa música. Paulo César Batista de Faria, ou "Paulinho da Viola" é denominado o " Príncipe dos Poetas" por suas músicas de harmonia sofisticada e letras inteligentes e rebuscadas. Compositor, cantor, violonista, cavaquinista e bandolinista, esse carioca de Botafogo acabou se encantando pelo Vasco da Gama, clube do qual é torcedor ferrenho.

Paulinho é o filho mais velho do pai violonista Benedicto César Ramos de Faria e desde pequeno ouvia e assistia rodas de samba e choro. Conviveu com Pixinguinha, Dilermando Reis e Jacob do Bandolim entre outros, sempre observando a maneira de tocar desses ícones. Mesmo a contragosto do pai, este lhe deu de presente um violão aos 15 anos. Começou a tocar sozinho e mais tarde teve o auxílio de Zé Maria, um violonista consagrado na época.

Logo entrou para ala dos compositores da escola de Samba União de Jacarepaguá. Aos 19 anos foi contador em uma agência bancária onde conheceu Hermínio Bello de Carvalho. E foi através de Hermínio que, visitando com frequência o apartamento do poeta, conseguiu ouvir gravações de Cartola, Carlos Cachaça, Anescar do Salgueiro, Nelson Cavaquinho, Zé Ketti entre outros.

Foi em uma noite no Zicartola (bar de Cartola frequentado por grandes artistas), que dando uma "canja" para Ciro Monteiro resolveu abandonar tudo e seguir a carreira de músico. Na mesma época, seu primo Oscar que era diretor de bateria da Portela, convenceu Paulinho a mudar de escola. Nascia aí a segunda grande paixão de Paulinho.O Vasco e a Portela conquistaram seu coração para sempre.

A partir de 1965 a carreira do músico decolou de vez. Sendo parceiro de ilustres como Cartola, Candeia e Élton Medeiros entre outros, acabou ganhando o destaque que precisava para se tornar um dos maiores artistas do nosso país. Autor de inúmeros sambas e choros maravilhosos, verdadeiras pérolas de nossa música, Paulinho canta e encanta com sua voz suave e meiga composições que são verdadeiras obras-primas. Um talento incomensurável, que merece fazer parte da galeria de "Conheça o Craque". Grande Paulinho da Viola! Imortal!


14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page