top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Pagão

Se falarmos que hoje o 'Conheça o Craque " é de Paulo César Araújo, ninguém vai saber de quem se trata. Mas se dissermos que hoje vamos falar de Pagão, aí fica fácil. Pagão foi um dos atacantes mais técnicos do nosso futebol. Canela fina, magro, tinha o drible fácil e um chute certeiro. Coutinho, seu sucessor no Santos chegou a afirmar que Pagão foi o maior centro avante de todos os tempos.

Começou sua carreira profissional em 1954 na Portuguesa Santista. Já em 1955, deixou a "Briosa" para se transferir para o Santos. No Santos veio a consagração. Jogando ao lado de Pelé e Pepe, formou um ataque arrasador. Marcou 159 gols em 345 jogos pelo Peixe, onde jogou até 1963 transferindo-se para o São Paulo.

No Tricolor, ficou até 1966 e uma série de contusões fez com que Pagão abandonasse a carreira em 1967 atuando pelo clube que o projetou, a Portuguesa Santista. É o nono artilheiro da história do Santos.

Pela Seleção Brasileira fez apenas dois jogos, isso porque na época era muito difícil jogar na nossa Seleção. Uma gama enorme de jogadores em cada posição dificultava o sonho de todo jogador na época, que era vestir a camisa canarinho.

Pagão conquistou vários títulos pelo Santos e foi exaltado por Chico Buarque que era seu fã, na música "O Futebol". Pagão conviveu com contusões por toda a carreira e alguns o chamavam de "canela de vidro". Mas tecnicamente foi um dos maiores atacantes que o Brasil viu jogar.

Autor de um dos gols da goleada do São Paulo sobre seu ex-clube, o Santos, nos memoráveis 5x1 quando o time da Vila acabou deixando o campo, faleceu aos 56 anos e deixa em nossa memória, lances de um futebol clássico, invejável e romântico.

Pagão é o escolhido de " Conheça o Craque " de hoje!


Títulos pelo Santos: Taça Intercontinental de 1962, Taça Libertadores da América de 1962, Campeonato Brasileiro de 1961 e 1962, Torneio Rio-São Paulo de 1959 e Campeonato Paulista de 1955/56/58/60/61 e 62

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page