top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Morgan Freeman

Morgan Porterfield Freeman Jr. é um dos maiores atores contemporâneos. Nascido em Menphis, Tenesse em 1937, tinha como sonho ser piloto da Força Aérea Americana. Logo após se formar no Los Angeles Community College, ingressou na Força Aérea em 1955, permanecendo até 1969, porém como mecânico.

Só tirou o brevê em 2011 para pilotar aeroplanos particulares. Ator eclético, interpretou vários papéis da comédia ao drama, sendo muito requisitado também para dublagens por sua voz profunda e marcante.

Ainda na Força Aérea, iniciou a carreira na dramaturgia em teatro na década de 60, tendo se destacado na versão negra de "Hello Dolly". Freeman ficou conhecido na mídia americana através de novelas e filmes de TV. Sua primeira grande interpretação no cinema lhe valeu a indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante no filme "Armação Perigosa".

Após muitas interpretações como coadjuvante, teve a grande oportunidade de estrelar um filme como ator principal em "Conduzindo Miss Daisy", o que lhe rendeu um Globo de Ouro e uma indicação para o Oscar.

Depois de muito perseguir, em 2005 finalmente ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante no filme "Menina de Ouro". Foi Deus no filme "Todo Poderoso" contracenando com Jim Carrey e interpretou Nelson Mandela no filme "Invictus".

Adquiriu status de grande astro e interpretou vários outros papéis de destaque em filmes de grande bilheteria e sucesso absoluto. Em 2008 sofreu um grave acidente que o obrigou a andar com colar ortopédico por mais de 6 meses, além de braço, cotovelo e ombro fraturados.

Ainda assim continuou trabalhando e fazendo filmes de sucesso. Foi após um ano do acidente que filmou "Invictus" numa interpretação exuberante. Morgan Freeman é, sem dúvida, um dos maiores atores de todos os tempos, e merece estar na galeria do "Conheça o Craque"!


Principais prêmios e indicações

Estrela de Morgan Freeman na Calçada da Fama.


Oscar - Indicações

1988 - Melhor Ator Coadjuvante em Armação Perigosa

1990 - Melhor Ator em Conduzindo Miss Daisy

1995 - Melhor ator em Um Sonho de Liberdade

2010 - Melhor Ator em Invictus


Oscar - Venceu

2005 - Melhor Ator Coadjuvante em Menina de Ouro


Globo de Ouro - Indicações


1988 - Melhor Ator Coadjuvante em Armação Perigosa

1995 - Melhor Ator de Drama em Um Sonho de Liberdade

2005 - Melhor Ator Coadjuvante em Menina de Ouro

2010 - Melhor Ator de Drama em Invictus


Globo de Ouro - Venceu

1990 - Melhor Ator de Comédia ou Musical em Conduzindo Miss Daisy


SAG Awards - Indicações

1995 - Melhor Ator Principal em Um Sonho de Liberdade

2010 - Melhor Ator Principal em Invictus


SAG Awards - Venceu

2005 - Melhor Ator Coadjuvante em Menina de Ouro

12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page