"Conheça o Craque" traz uma pessoa pela qual tenho profunda admiração pelo talento, pela versatilidade e, principalmente, pelo caráter. Ator, cineasta, apresentador, dramaturgo, escritor, dublador, roteirista e diretor teatral, Miguel Falabella de Sousa Aguiar faz parte das mentes privilegiadas do meio artístico.
Extremamente culto, se apaixonou pelo mundo da dramaturgia ainda garoto morando na Ilha do Governador. Ao assistir "Hello Dolly" estrelado por Bibi Ferreira, esse carioca descobriu que seu mundo era o palco e as luzes.
Depois de estrear na televisão em 1982 num episódio de Caso Verdade onde deu vida ao personagem principal em "Jam e Jim", ganhou oportunidade para fazer telenovela e interpretou o médico Romeu em "Sol de Verão".
A partir daí, sua carreira decolou vertiginosamente. Depois de Miro em "Selva de Pedra" de 1986 onde teve atuação magistral, foi convidado para apresentar o programa "Vídeo Show" em 1987, onde permaneceu até 2002 completando 15 anos no programa.
Fez grandes trabalhos na TV com destaque para atuações em " Toma Lá Dá Cá " como ex-surfista Mário Jorge e "Pé na Cova" no papel de Ruço. Mas sua maior performance humorística sem dúvida, foi em " Sai de Baixo " como Caco Antibes.
Dirigiu e interpretou inúmeras peças teatrais tanto trazendo a Broadway para o Brasil como abordando temas nacionais. Foi carnavalesco das escolas Rocinha e Império da Tijuca. E em 2018 foi homenageado pela escola de samba Unidos da Tijuca co-irmã da Império da Tijuca onde fora carnavalesco.
Em junho de 2020 não renovou contrato com a Rede Globo. Várias versões foram levantadas. A dificuldade financeira porque passa a Rede é a versão mais plausível.
Após saída da Globo, onde também foi jurado do programa "Dança dos Famosos", foi jurado do programa "Talentos" da TV Cultura. Grandes interpretações tanto na TV como no teatro e cinema, além de ser autor, dirigir e exímio roteirista renderam inúmeros prêmios a esse que é uma das mais cultas e espetaculares personalidades do mundo artístico.
Um dos pouco que dignificam a arte de interpretar e dirigir. Miguel Falabella de Sousa Aguiar merece estar na galeria do "Conheça o Craque" por seu talento e caráter! Valeu, "Caco"!
Indicações
Prêmio Arte Qualidade Brasil São Paulo e Rio de Janeiro em 2005 como Melhor Autor
Prêmio Arte Qualidade Brasil de 2008 como Melhor Diretor
Prêmio Contigo de TV 2009 como Melhor Autor e Melhor Ator
Prêmio Arte Qualidade Brasil de 2010 como Melhor Autor e Melhor Diretor de Séries
Prêmio Contigo 2012 como Melhor Autor
Prêmios
Prêmio Molière de 1985 como Melhor Diretor
Prêmio Mambembe de 1985 como Revelação Teatral
Prêmio Molière de 1990 como Melhor Autor
Prêmio Melhores TV Press de 1992 como Melhor Ator
Troféu Associação Paulista de Críticos de Arte ( APCA ) de Melhor Telenovela
Prêmio Shell de Teatro 2001 como Melhor Autor
Miami Brazilian Film Festival de 2002 como Melhor Roteirista
Miami Brazilian Film Festival de 2007 como Melhor Roteirista e Melhor Autor
Prêmio Faz Diferença de 2013 como Melhor Revista de TV
Prêmio Botequim Cultural de 2013 como Melhor Diretor
Troféu Associação Paulista de Críticos de Arte ( APCA ) de Menção Honrosa
Miami Brazilian Film Festival de 2019 como Melhor Roteirista
Comments