top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Maguila

Sim, senhor! José Adilson Rodrigues dos Santos merece estar no "Conheça o Craque". Quem não vibrou com as lutas de "Maguila"? Pois esse sergipano cujo apelido é por semelhança ao personagem de desenho animado "Maguilla Gorilla", foi campeão brasileiro, sul-americano e mundial (pela Federação Mundial de Boxe - WBF), quando derrotou o inglês Johnny Nelson, em Osasco no dia 22 de agosto de 1995.

Primeiro e único campeão mundial brasileiro dos pesados, teve uma carreira brilhante. Saindo de Sergipe para tentar a vida melhor no sudeste, assim como muitos aventureiros, Maguila trabalhou duro na construção civil. Ao mesmo tempo em que assentava tijolos, no final do expediente treinava boxe batendo em pneus. Depois de alguns bons resultados no início da carreira, despertou a atenção de Luciano do Valle, que vendo um grande futuro para o pugilista, passou a agenciá-lo.

Com a parceria, Maguila cresceu e começou a se destacar para o mundo do boxe. Angelo Dandee, ex-treinador de craques como Sugar Ray Leonard e Muhammad Ali passou a orientá-lo e com isso vieram muitas vitórias. Além do reinado no Brasil e na América do Sul, Maguila teve oportunidade de enfrentar grandes pugilistas, dos maiores da história como Evander Holyfield e George Foreman. O sonho do sergipano estava realizado.

Com uma carreira de 77 vitórias (61 nocautes), 7 derrotas e um empate num total de 85 lutas, Maguila foi um dos mais importantes pugilistas brasileiros. Ao lado da lenda Éder Jofre e Miguel de Oliveira formam trio de campeões mundiais brasileiros.


Deve-se destacar a importância de Luciano do Valle como gerenciador de sua carreira. O narrador e empresário não mediu esforços para que Maguila ganhasse projeção mundial. Foi a parceria que deu certo. Ambos ganharam dinheiro e projeção.

Depois de um período muito doente, chegando a se temer pelo pior, Maguila hoje convive com uma encefalopatia traumática crônica (ETC) mais conhecida como demência pugilistica, doença neurodegenerativa progressiva, ocasionada por repetidos golpes na cabeça. Embora seja irrecuperável e progressiva, hoje o pugilista está bem, se comunicando e entendendo perfeitamente as informações que recebe. O cartel de Maguila será exibido abaixo em todos os detalhes, todas as lutas. Tirem suas conclusões. Pra mim, um grande pugilista que enalteceu o boxe brasileiro. Feitos extraordinários, enfrentou adversários de diferentes técnicas.

Porém, apesar das derrotas, enfrentar Holyfield e Foreman fizeram com que Maguila fosse eternizado no boxe brasileiro. Pena que o brasileiro no geral não tenha o hábito de cultuar ídolos. Maguila, você foi um deles. E merece estar aqui no "Conheça o Craque"!


19 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page