top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Lupicínio Rodrigues

O "Conheça o Craque" dessa vez reverencia um dos maiores compositores de nossa música. Autor de obras fantásticas como "Esses Moços", "Ela Disse-me Assim", "Cadeira Vazia", "Vingança", "Quem Há de Dizer" e até o hino do Grêmio Football Porto Alegrense, Lupicínio Rodrigues está no patamar mais alto de compositores do Brasil.

Nascido em Porto Alegre, "Lupi", como era chamado desde pequeno compôs canções que falavam ao coração. Com letras sentimentais ao extremo foi o criador do estilo de música "dor de cotovelo". Por ser de fisionomia pouco atraente, foi rejeitado por muitas mulheres, e esse foi o maior motivo para que compusesse músicas que falassem do amor não correspondido.

Nascido em 1914, aos 21 anos e até os 33 foi bedel na faculdade de Direito da UFRGS. Jamais morou em outro lugar senão em Porto Alegre. Quando se ausentava da cidade era por períodos curtos. Amante da noite, boêmio, foi proprietário de diversos bares, restaurantes e churrascarias onde sempre havia música ao vivo.

Gremista fanático, escreveu o hino do Grêmio em 1953 e seu retrato se encontra na "Galeria dos Gremistas Imortais " no salão nobre do clube. Ao lado de um amigo, numa mesa de bar, compôs o hino num dia em que os meios de transporte de Porto alegre estavam em greve. Inconformado e com enorme desejo de assistir seu time, acabou fazendo um dos hinos mais bonitos de clubes.

Autor demais de 150 canções conhecidas e outras 100 perdidas a espera de resgate, Lupicínio é considerado um dos maiores compositores românticos da velha guarda. Respeitado no meio, teve suas composições gravadas por grandes nomes de nossa música. Sem dúvida, "Lupi" foi consagrado pelo público amante da boa música de outrora.

Até hoje suas canções são ouvidas nas rádios e gravadas por cantores e cantoras. Faleceu em 27 de agosto de 1974 aos 59 anos e recebeu "in memoriam" em 2014 o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre, outorgado pela Câmara Municipal da cidade. Lupicínio Rodrigues com certeza merece estar na galeria do "Conheça o Craque" por sua obra grandiosa e imortal! Valeu, "Lupi"!

30 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page