top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Luiz Melodia

O "Conheça o Craque" traz um dos grandes nomes da música brasileira. Trata-se de Luiz Carlos dos Santos ou "Luiz Melodia".

Carioca do Morro de São Carlos no bairro do Estácio, herdou o gosto pela música do pai, Oswaldo melodia, cantor e compositor. E por escolher a música acabou desfazendo o sonho do pai em vê-lo doutor, embora posteriormente o pai tenha se tornado seu fã incondicional.

Nascido em 1951, iniciou a carreira precocemente aos 12 anos em 1963. Ao mesmo tempo em que trabalhava como tipógrafo, vendedor e músico em bares noturnos. Após abandonar o ginásio, passou a adolescência compondo e tocando sucessos da jovem guarda e bossa nova. Essa experiência aliada ao meio em que vivia, o samba tradicional do morro carioca renderam a Luiz Melodia um estilo único.

Através de Wally Salomão, acabou sendo apresentado a Gal Costa que o elegeu seu compositor predileto. Em 1972 começava a parceria com a gravação de "Pérola Negra" pela cantora no álbum "Gal a Todo Vapor". Logo depois Maria Bethânia gravava "Estácio, Holly Estácio". E a partir daí adotou o nome de Luiz Melodia.

Em 1973 gravou seu primeiro e antológico disco "Pérola Negra". Sua carreira se consolidou em 1976 com o álbum "Maravilhas Contemporâneas". A partir daí lançou diversos álbuns e realizou shows por todo o Brasil e exterior, apresentando-se em Chateauvallon na França, em Berna na Suíça, alem de participar de festivais na Europa, inclusive em 2004 no festival de Jazz de Montreux.

Já reconhecido pelo público, Luiz Melodia lança álbuns memoráveis com músicas geniais como "Ébano", "Farrapo Humano", "Juventude Transviada", e tantas outras.

Como intérprete, criou um estilo próprio e teve também interpretações inesquecíveis como na música "Codinome beija-flor" de Cazuza, que fez parte da trilha sonora da novela "O Dono do Mundo". Teve também uma de sua composições incluída na trilha de "Pecado Capital" (Juventude Transviada). Com a música "Ébano", foi finalista do Festival Abertura em 1975.

Faleceu em 2017 vítima de câncer na medula óssea. Faturou em 2015 o "Prêmio Música Popular Brasileira" na categoria MPB Canção Popular de Melhor Cantor pelo disco "Zerima". Com 16 álbuns lançados e 17 participações em trilhas sonoras, Luiz Melodia tem seu nome gravado na MPB como um dos grandes talentos de estilo único. E por isso merece estar na galeria do "Conheça o Craque". Grande Luiz Melodia! Saudade!


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page