top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Leivinha

"Conheça o Craque" traz um pouco da vida de João Leiva Campos Filho, o "Leivinha". Nascido em Novo Horizonte, Leivinha é considerado um dos maiores jogadores da história do Palmeiras.

Exímio cabeceador, meia de técnica apurada iniciou sua carreira no Linense com apenas quinze anos em 1965. Em 1966 transferiu-se para a Portuguesa e ao mesmo tempo chegaram a Lusa Marinho Peres e Zé Maria.

Os três fizeram parte da Seleção que disputou a Copa de 1974, porém todos eles já defendiam outras equipes. Começou a ser notado no ataque que tinha Ratinho, Ivair, Paes e Rodrigues. Em 1970 acabou brigando com a diretoria da Lusa por bloquear sua ida ao Palmeiras. Fez 63 gols com a camisa rubro verde. Acabou ficando mais de seis meses sem jogar até que em 1971 conseguiu sua transferência.

No Palmeiras comprovou toda sua habilidade fazendo parte da segunda "Academia". Suas cabeçadas eram certeiras e na decisão do paulista de 1971 contra o São Paulo, teve um gol anulado por Armando Marques que julgou ter Leivinha golpeado a bola com a mão, quando na verdade tinha desferido uma cabeçada mortal.

No Verdão conquistou títulos e fama e em 1975 colheu esses frutos indo jogar no Atlético de Madrid. Depois de ajudar o palmeiras a vencer o Troféu ramos de Carranza de 1975, acabou se transferindo para "Los Colchoneros" junto com seu companheiro de equipe Luís Pereira.

Também conquistou títulos pelo clube espanhol e sua última temporada pela Espanha foi marcada por contusões. Deixou Madrid em 1979 voltando ao Brasil para defender o São Paulo.

Foram 11 jogos apenas e dois gols marcados. Os joelhos decretariam o fim da carreira de Leivinha. Pela Seleção, atuou por 27 jogos marcando 7 gols, sendo que um deles foi importantíssimo por ser o milésimo gol da Seleção Brasileira.

Na carreira marcou 224 gols. Leivinha sem dúvida foi um craque e merece ter parte de sua vida contada em "Conheça o Craque"! Grande Leivinha!

Títulos


Pelo Palmeiras:

Bi-Campeão Brasileiro de 1972/73

Campeão Paulista de 1972 e 1974

Bi-Campeão do Troféu Ramon de Carranza de 1974/75


Pelo Atlético de Madrid:

Campeão Espanhol da temporada 76/77

Campeão da Copa del Rey de 75/76

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page