top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - José Mauro de Vasconcelos

O "Conheça o Craque" dessa vez entra na cultura literária para homenagear um dos maiores escritores de nossa literatura. Trata-se de José Mauro de Vasconcelos. Natural do Rio de Janeiro, de família nordestina extremamente pobre que migrou para São Paulo na esperança de uma vida melhor, acabou sendo mandado para o Rio Grande do Norte para ser criado pelos tios.

Chegou a cursar em Natal até o segundo ano de Medicina quando abandonou o curso e voltou ao Rio buscando melhores oportunidades. No Rio foi carregador de bananas de uma fazenda, instrutor de boxe e com seu porte atlético na época foi até garoto de programa. Voltou para São Paulo onde foi garçom de boate e se envolveu com os irmãos Villas-Boas no trabalho junto aos indígenas na região do Araguaia.

Já adulto com 22 anos lançou seu primeiro livro: "Banana Brava" em 1942, falando da vida do garimpo. Entre várias obras, os maiores sucessos foram, sem dúvida "Rosinha, Minha Canoa" de 1962 e "Meu Pé de Laranja Lima" de 1968, esse último sendo seu maior sucesso editorial escrito em apenas 45 dias.

Com uma obra consistente onde retrata a vida dos menos favorecidos, porém nunca explorando em demasia os problemas, enveredando sempre para o lado da vida alegre e simples, José Mauro de Vasconcelos é celebrado no mundo, mas nunca teve seu valor reconhecido no Brasil.

Leitura leve, simples, agradável e com grande capacidade de prender a atenção, destacou-se também no cinema e na TV como ator onde recebeu vários prêmios e seus livros "Meu Pé de Laranja Lima", "Vazante", "Arara Vermelha" e "Rua Descalça" foram transformados em filmes.

Embora premiado na carreira artística, jamais foi reconhecido como grande, imenso escritor que é. José Mauro tinha o hábito de escrever suas obras em lugares que imaginava ser o cenário para suas tramas. Viajava por todo o Brasil buscando o lugar ideal para escrever.

E só parava quando seus dedos doíam de tanto bater na máquina. Morreu de broncopneumonia aos 64 anos em São Paulo. Sem dúvida José Mauro de Vasconcelos está na galeria dos maiores escritores do Brasil e merece estar aqui no "Conheça o Craque" .


Prêmios como ator:

  • Prêmio Saci de Melhor Ator Coadjuvante no filme " Modelo 19 "

  • Prêmio Governador do Estado de Melhor Ator no filme " Garganta do Diabo "

  • Prêmio Prefeitura Municipal de São Paulo de Melhor Ator no filme " A Ilha "

  • Prêmio Saci se Melhor Ator do Ano no filme " Mulheres e Milhõe

19 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page