top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Jorge Mendonça

Jorge Pinto Mendonça ou Jorge Mendonça, foi um dos atacantes mais habilidosos do futebol brasileiro. Carioca de Silva Jardim, iniciou sua carreira profissional aos 17 anos no Bangu em 1971. Depois de dois anos foi transferido para o Náutico. Jogou pelo time pernambucano de 1973 a 1976, onde se notabilizou por sair da reserva e fazer gols decisivos. Foi no Náutico que fez os oito gols na vitória do Timbu sobre o Santo Amaro.

Em 1976, foi contratado pelo Palmeiras onde se notabilizou. Fez 102 gols em 217 jogos pelo Palmeiras e conseguiu títulos.

Em 1980 passou rapidamente pelo Vasco da Gama e seguiu para o Guarani, onde atingiu marcas impressionantes. Em 1981, anotou 38 gols no Campeonato Paulista sendo o maior artilheiro dessa competição depois de Pelé. Além disso, nesse campeonato fez gols em todos os grandes.

Depois de defender o Bugre entre 1980 e 1983, foi defender o maior rival do Bugre, a Macaca onde permaneceu até 1985 sendo o jogador mais importante do time. Depois disso passou pelo Cruzeiro em 1986, Rio Branco do Espírito Santo no mesmo ano, o extinto Colorado do Paraná entre 1987 e 1989 e encerrou a carreira no Paulista de Jundiaí em 1991.

Pela Seleção Brasileira fez 2 gols em 11 jogos. Duas curiosidades sobre esse craque: sempre teve atrito com Telê Santana, desde os tempos de Palmeiras. Para o treinador, Jorge Mendonça era indisciplinado e não se aplicava na marcação. Apesar disso, viveu grande fase na carreira. E a segunda curiosidade é que na Copa de 1978, onde deixou Zico no banco de reservas, convocado por Cláudio Coutinho em um jogo, aqueceu desde o intervalo até os 38 minutos do segundo tempo para então adentrar ao gramado.

Jorge Mendonça então fixou residência em Campinas onde conseguiu o que pouquíssimos jogadores conseguiu; ser ídolo de Guarani e Ponte Preta. Sua vida particular passou por problemas financeiros, de saúde (e de família, alcoolismo).

Foi enganado por parentes da ex-esposa e abandonado pelos três filhos. Foi morar com os pais e no final da vida acabou recuperando sua auto-estima indo trabalhar no projeto infantil do Guarani. Faleceu aos 51 anos e seu corpo foi enterrado em Valinhos. Um jogador excepcional, clássico, goleador e que deixou saudade por onde passou. Jorge Mendonça é o destacado no "Conheça o Craque" de hoje. Obrigado, "Jojô Beleza"!


Títulos:

  • Campeonato Pernambucano de 1974 pelo Náutico

  • Campeonato Paulista de 1976 pelo Palmeiras

  • Taça de Prata de 1981 pelo Guarani

  • Terceiro Colocado na Copa do Mundo de 1978

  • Bola de Prata da Revista Placar no Campeonato Brasileiro de 1979

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page