Conheça o Craque traz um dos maiores atores da história do cinema. Pouco reverenciado, pouco badalado, constituiu uma carreira brilhante composta de prêmios e indicações e de uma filmografia fantástica, fazendo enorme sucesso em todos os filmes.
Trata-se de Joseph Pesci ou "Joe Pesci". Nascido em New Jersey, filho de cabeleireira e de motorista de empilhadeira da general Motors, começou a representar aos 5 anos participando de peças teatrais em Nova York. Aos 10 anos, passou a se apresentar no programa de TV infantil chamado Startime Kids junto com Connie Francis. Na adolescência, começou a trabalhar como barbeiro seguindo os passos de sua mãe. Nesse período, praticava também judô, arte marcial que apreciava. Tocou guitarra para uma banda chamada Joey Dee e o Starliters ao lado de Jimi Hendrix. Chegou a lançar um álbum solo em 1968, mas sem obter sucesso retomou a carreira de ator iniciando no cinema.
O sucesso veio com grandes parcerias como com Robert De Niro, Martin Scorcese e com Al Pacino. Todos os filmes que participou foram enormes sucessos, o que fez com que sua carreira fosse recheada de grandes e premiadas atuações.
Em 1999 anunciou sua aposentadoria. Voltando em 2006 a convite de Robert De Niro. A cereja do bolo para encerrar a fabulosa carreira veio com o convite de Martin Scorcese para contracenar com Robert De Niro e Al Pacino no filme O Irlandês.
Aos 80 anos, Joe Pesci ainda recebe convites para atuar, embora esteja inclinado a curtir a vida sem obrigações por hora.
Ator espetacular, versátil, trabalhou em comédias, em dramas, em ficção e filmes de ação com uma desenvoltura ímpar, mostrando um grande talento e uma enorme capacidade de adaptação.
Não tão badalado como seus bons companheiros, é figura obrigatória para aqueles que apreciam a sétima arte. E por isso se faz presente com toda justiça aqui, no "Conheça o Craque".
Principais Atuações:
Joey LaMotta em Touro Indomável
Frankie Minaldi em Era Uma Vez na América
Tommy DeVito em Os Bons Companheiros
Leo Getz em Máquina Mortífera 2, 3 e 4
Harry Lyme em Esqueceram de Mim 1 e 2
Vincent LaGuardia Gambini em Meu Primo Vinny
Nicky Santoro em Cassino
Joseph Palmi em O Bom Pastor
Russell Bufalino em O Irlandês
Indicações:
Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Touro Indomável em 1981 e por O Irlandês em 2020
Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante por Touro Indomável em 1981, Os Bons Companheiros de 1991 e por O Irlandês em 2020
BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante por O Irlandês em 2020
Critic's Choiche Movie Awards de Melhor Ator Coadjuvante por O Irlandês
Prêmios
Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Os Bons Companheiros em 1991
BAFTA de Melhor ator Coadjuvante por Touro Indomável de 1981
Critic's Choice Movie Awards de Melhor Ator Coadjuvante por O Irlandês de 2020
Comments