top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Ivan Lins

Em 1971 emplaca seu primeiro sucesso. "Madalena" interpretada por Elis Regina teve sucesso instantâneo batendo recorde de vendagem de discos. Lançou 63 álbuns, alguns deles com participações de grandes nomes da música brasileira e internacional.

Aliás, na segunda metade da década de 80, envereda para o campo internacional tendo suas composições regravadas por celebridades como Quincy Jones, George Benson, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Barbra Streisand.

Teve também grandes intérpretes brasileiros para suas músicas: Elis Regina, Jane Duboc, Simone, Gal Costa, Quarteto em Cy, Emílio Santiago e Zizi Possi entre outros. Foi um dos apresentadores do programa "Som Livre Exportação" da Rede Globo.

Ao lado de seu grande parceiro Vitor Martins fundou a gravadora "Velas" em 1991 dando oportunidade a grandes talentos brasileiros esquecidos na época, além de nomes em alta na época. Guinga, Lenine e Chico César, na época no ostracismo, foram resgatados pela "Velas", ao mesmo tempo em que Fátima Guedes, Zizi Possi e algumas obras de Elis Regina artistas de sucesso na época marcaram presença na gravadora.

Em 1995 lança "Lembra de Mim", tema da novela "História de Amor", tornando-se enorme sucesso. Autor também de trilhas sonoras de filmes sendo inclusive premiado, Ivan Lins em 2004 lança o CD "Contando Histórias" onde canta composições antigas com a participação de Zizi Possi, Jorge Vercillo e Simone.

Em 2011 o musical "4 Faces do Amor" homenageou Ivan Lins com músicas de sua autoria. E em 2016 teve nova montagem, sendo ambas muito bem recebidas pelo público e crítica. Foi casado com a cantora e atriz Lucinha Lins e tem dois filhos: João Lins e o ator e cantor Cláudio Lins.

Torcedor fanático do Fluminense, Ivan Lins é presença constante em jogos de seu time no Rio de Janeiro. Sem dúvida, "Ivan Lins" é um cracaço e merece com todas as honras frequentar a galeria do "Conheça o Craque"!

Prêmios e indicações


1997 - Grammy Award for Best Latin Jazz Album; The Heart Speaks (Indicação)

2000 - Grammy Latino de Melhor Performance Pop Instrumental; Dois Córregos (Indicação)

2002 - Grammy Latino de Álbum do Ano; Jobiniando (Indicação)

2005 - Grammy Latino de Álbum do Ano; Cantando Histórias (Venceu)[6]

2005 - Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira; Cantando Histórias (Venceu)[6]

2006 - Grammy Latino de Melhor Álbum de Cantor-Compositor; Acariocando (Indicação)

2009 - Grammy Latino de Gravação do Ano; "Arlequim Desconhecido" (Indicação)

2009 - Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira; Ivan Lins e The Metropole Orchestra (Venceu)

2014 - Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira; IventaRio Encontra Ivan Lins (Indicação)[7]

2015 - Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira; América Brasil (Venceu)

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page