top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Higuita

O "Conheça o Craque" traz um dos jogadores mais folclóricos do futebol mundial. Trata-se de José René Higuita Zapata, o René Higuita ou ainda Higuita simplesmente. Irreverente, rebelde, polêmico, Higuita se destacou por fugir do lugar comum.

Cabelos longos, uniformes extravagantes e atitudes nada convencionais destacou-se no cenário internacional e, por consequência, elevou o patamar da Seleção da Colômbia. Com seu estilo, saia driblando adversários, desafiando atacantes e fazia gols também. Tanto podia contribuir com o time positivamente quanto negativamente. Deu vitórias e contribuiu com derrotas.

Ao todo na carreira marcou 41 gols, 37 de pênalti e 4 de falta, tornando-se o quinto maior goleiro artilheiro de todos os tempos. Começou sua carreira em 1985 no Millionarios de Bogotá. Em 24 anos de carreira só saiu da Colômbia em 4 oportunidades para jogar na Espanha (Valladolid), México (Tiburones Rojos), Equador (Aucas) e Venezuela (Guaros de Lara).

Com 1,75 metros, supria a baixa estatura com uma agilidade impressionante. Pela Seleção da Colômbia, atuou em 63 partidas e marcou 3 gols. Disputou uma Copa do Mundo, a de 1990 e 3 Copas América. Fez parte da geração de ouro da Seleção da Colômbia ao lado de craques como Valderrama, Rincón, Asprilla e Escobar.

Polêmico em campo, também polêmico fora dele. Foi suspenso por uso de cocaína, foi criticado por ter visitado Pablo Escobar, chefe do Cartel de Medellin que comandava o tráfico na Colômbia, e acusado de participar de um sequestro, o que causou sua exclusão da Copa de 1994.

Sem dúvida, Higuita faz parte de um dos goleiros mais importantes do futebol. Grande figura, vencedor e excêntrico, merece estar na galeria de "Conheça o Craque"! Valeu, Higuita!


Títulos:


Pelo Atlético Nacional:

  • Campeão Da Copa Libertadores da América de 1989

  • Campeão da Copa Interamericana de 1990 e 1997

  • Campeão Colombiano de 1994

19 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page