top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Geraldo José de Almeida

"Olha lá, olha lá, olha lá no placar", "Que que é isso, minha gente?", "Linda, linda, linda", "Pelé, o craque café", "Seleção canarinho do Brasil", "Mata no peito, baixa na terra", "Ponta de Bota", "Rivellino, o garoto do Parque", "Tostão, o mineirinho de ouro". Claro que você já deve saber de quem estou falando.

O inigualável, o "craque" Geraldo José de Almeida. Um ícone da narração esportiva do Brasil. Nascido em 1919, paulistano, era torcedor apaixonado do São Paulo F.C. e fazia questão de não esconder essa paixão. E nem por isso deixou de arrebanhar fãs em todo o Brasil e ser considerado um dos maiores, senão o maior, narrador esportivo da história.

Venceu um concurso com apenas 17 anos e começou sua carreira na Rádio Record. Como era menor, o contrato foi assinado por seu pai. Durante 28 anos permaneceu na Rádio Record. Também esteve por curto espaço de tempo na Rádio Panamericana e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Geraldo José de Almeida transmitiu todas as Copas do Mundo de 1954 até 1966 pelo rádio e em 1954 passou a dividir a apresentação do programa Mesa Redonda com o não menos craque Raul Tabajara.

Em 1968 transferiu-se para a Radio Excelsior e assim ingressou na TV através da TV Excelsior onde fez dupla com Mário Moraes. Em 1970 já na Rede Globo, ficou conhecido nacionalmente ao narrar a Copa de 70 ao lado de João Saldanha. Foi o auge de sua carreira na TV o tempo em que ficou na Globo.

A conquista do Tri ficou mais saborosa ainda com sua empolgante narração. Em 1974 repetiu a dose ao lado de Saldanha na Copa da Alemanha. No final de 74 , acabou indo para o Rio Grande do Sul por dois anos trabalhando na Rádio e TV Difusora.

Em 76 voltou para a TV Record onde permaneceu de abril a julho. Seu último grande evento esportivo foi a Olimpíada de Montreal, vindo a falecer logo após em agosto de 76. Foi presidente da ACEESP e foi quem lançou o jantar comemorativo da entidade logo no primeiro ano de mandato.

O Ginásio do Ibirapuera tem seu nome em uma justa homenagem. Teve quatro filhos e um deles, Luiz Alfredo seguiu os passos do pai. Dono de narração vibrante, em cima do lance e transmitindo emoção única, principalmente em jogos de nossa Seleção, Geraldo José de Almeida merece estar na galeria de craques indiscutíveis do "Conheça o Craque". Extraordinário Geraldo José de Almeida, obrigado por tanta emoção e tantas alegrias!


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page