top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Flávio Araújo

"Conheça o Craque" traz um verdadeiro craque na história da narração esportiva do Brasil. Um dos mais completos e ecléticos narradores esportivos. Flávio Araújo, nasceu em Presidente Prudente onde iniciou sua carreira aos 16 anos na rádio local e em 1957 acabou se transferindo para a Rádio Bandeirantes de São Paulo, onde permaneceu até 1981. Lembrando que em 1954 fundou e dirigiu a Rádio Clube Dourados no hoje Mato Grosso do Sul por um ano com apenas 20 anos de idade.

Defendeu também, o prefixo da Rádio Gazeta de São Paulo até 1986 quando encerrou a carreira de narrador e passou a ser comentarista pela Rádio Central de Campinas até 2002.

Mora hoje em Poços de Caldas e só escreve uma coluna semanal publicada aos domingos, para o jornal "O Imparcial" de Presidente Prudente, além de fazer comentários "Positivo" e "Negativo" para a Rádio Cultura de Poços de Caldas.

Para que se tenha uma ideia da dimensão da carreira desse extraordinário radialista, segue uma lista de alguns eventos narrados por ele, todos de gigantesca magnitude:

- Narrou cinco Copas do Mundo, sendo quatro pela Bandeirantes e uma pela Gazeta nos anos de 1966/70/74/78 e 82.

- Todos os Campeonatos Brasileiros em sua fórmula atual desde 1971 até 1986.

- Narrou todas as Copas Libertadores da América até 1986 ao lado das equipes brasileiras.

- Narrou a grande maioria das lutas de Éder Jofre no Brasil e no exterior, e em 1965 em Nagoia no Japão transmitiu as duas lutas de Éder Jofre contra Masahiko "Fighthing" Harada pelo título dos "galos", sendo a primeira o recorde de audiência no rádio brasileiro, sendo transmitida por mais e 320 emissoras em todo o território nacional. O detalhe é que Flávio Araújo transmitiu sozinho, sem comentarista e sem qualquer auxiliar.

- Em 1972 transmitiu a corrida de Monza de F1 que deu o título a Emerson Fittipaldi, e em 1980 transmitiu o GP de Long Beach na Califórnia que deu a primeira vitória a Nelson Piquet.

- Em 19 de Novembro de 1969 narrou o milésimo gol de Pelé no Maracanã.

- Em 1976 em Barcelona, perdeu a conexão do voo para Mônaco para transmitir a luta que deu o título para Miguel de Oliveira dos médios contra José Luiz Duran. Mesmo assim, voltou ao Hotel Barajas onde estava hospedado e narrou a luta como se estivesse em Mônaco e sem que ninguém percebesse que não estava no Ginásio.

Essas foram algumas das inúmeras grandes e inesquecíveis transmissões desse baluarte do rádio esportivo.

Criador de bordões como "Que Espetáculo de Gol", tornou-se um narrador de enorme destaque numa emissora onde havia Fiori Gigliotti, Ênio Rodrigues e Borghi Jr. É aprova maior da capacidade e talento desse prudentino ilustre. Valeu, Flávio Araújo! Você merece decididamente estar na galeria de "Conheça o Craque"!


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page