O "Conheça o Craque" de hoje presta uma homenagem a um grande intérprete de nossa música. Cantor, compositor, instrumentista, ator e produtor de discos, falamos de Raimundo Fagner Cândido Lopes ou "Raimundo Fagner".
Natural de Fortaleza, embora se considere filho de Orós no Ceará, Fagner é considerado um dos maiores cantores de música latina por sua afinidade com artistas latinos não-brasileiros citando como exemplo Marcedes Sosa. É o filho caçula de cinco irmãos da família de José Fares Haddad Lupus, imigrante libanês e de Francisca Cândido Lopes. Aos 6 anos venceu um concurso infantil na rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães. Começava já aí uma brilhante carreira.
Já na adolescência, formou grupos instrumentais e e musicais vocais compondo suas próprias músicas. Em 1968 venceu o IV Festival de Música Popular do Ceará tornando-se extremamente popular no Estado e em 1969 juntou-se a outros compositores cearenses como Belchior e Ednardo e passou a fazer parte do grupo conhecido como "O Pessoal do Ceará". Ainda em 1969 venceu novamente o Festival de Música Popular do Ceará, fato que o levou a ser conhecido em todo o Nordeste.
Após sua ida a Brasília para cursar arquitetura em 1970, sua carreira decolou. Venceu o Festival de Brasília como compositor e intérprete e passou a ser reconhecido também no Sudeste. Depois de gravar compactos a partir de 1971, Fagner gravou seu primeiro álbum em 1973, "Manera Fru Fru", que vendeu somente 5 mil cópias. Só obteve sucesso no relançamento em 1976.
Antes, após passagem pela França para aprender violão, canto e flamenco, lançou mais um álbum que o revelou definitivamente em 1975. Trata-se de "Ave Noturna". A partir daí, foram 35 álbuns de estúdio, 4 ao vivo, 11 em parceria com outros intérpretes, 4 DVDs e 19 coletâneas, comprovando o grande sucesso de uma carreira brilhante.
Premiado e com uma legião de fãs, Fagner ainda hoje arrasta multidões em suas apresentações e sem dúvida é um cracaço de nossa música e merece estar a galeria do "Conheça o Craque"! Valeu, Fagner!
Prêmios:
Festival TV Tupi de 1979 - Melhor Intérprete
Prêmio Playboy de MPB de 1979 - Cantor do Ano
Prêmio Sharp de Música Popular de 1990 - Melhor Cantor, Melhor Álbum, Melhor Canção e Melhor Disco Regional
Comments