top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Estevam Sangirardi

"Conheça o craque" traz uma das mais importantes figuras do rádio esportivo-humorístico brasileiro. Radialista, comentarista esportivo e escritor, Estevam Victor Leão Bourroul Sangirardi foi personalidade ímpar no rádio esportivo.

Paulistano, nascido em 1923, trabalhou nas rádios Jovem Pan, Record, Bandeirantes e Tupi, nas TVs Record, Gazeta e Tupi e nos jornais Gazeta Esportiva, Gazeta Esportiva Ilustrada e teve coluna no Diário da Noite. Mas apesar desse currículo extenso, se tornou imortal com a criação de sua obra-prima: o "Show de Rádio".

Após as partidas, nos contemplava com humor inteligente que servia até para amenizar o sofrimento dos derrotados, ao mesmo tempo em que satisfazia o ego dos vencedores. Com uma criatividade incrível, concebeu personagens que até hoje vivem em nossas memórias. Didu Morumbi e seu mordomo Archibald, Comendador Fumagalli e a Noninha, Joca e Pai Jaú, Zé das Docas e Lança Chamas, Manoel e Maria e outros coadjuvantes que nos proporcionaram momentos inesquecíveis de humor e criatividade.

Revelou vários talentos que interpretavam brilhantemente os hilários personagens. Beto Hora, Serginho Leite, Ciro Jatene, Cassiano Ricardo, Nelson Tatá Alexandre, Carlos Escova, Douglas Rasputin, Geraldo Barreto, Chiquinho Ferrão e até Fausto Silva participou desse excepcional elenco de humoristas.

Sangirardi não satisfeito com tamanho sucesso e repercussão, convidou Odayr Batista para criar um novo quadro para o programa. E assim nasceu a "Rádio Camanducaia". A genialidade de Odayr Batista contribuiu para o sucesso maior ainda. Personagens fantásticos da rádio e os comerciais sensacionais fizeram da Rádio Camanducaia um sucesso tão grande que existe o site da Rádio com a praça da Matriz, onde se pode visualizar o comércio e clicando em cima do comércio se ouve a propaganda.

Sangirardi foi nomeado o "Rei do Rádio Humorístico Esportivo". Foi casado com Olga di Biasi. Seu enteado é o dr. Carlos Alberto Pastore, importante médico cardiologista. Faleceu em 1994 aos 71 anos e deixa um legado fantástico. O humor esportivo no rádio nunca foi antes e nunca será o mesmo. Sangirardi foi mais um gênio homenageado em "Conheça o Craque". Ah! Quanta saudade de ouvir após os jogos: "De jogada em jogada, Sangirardi está na parada, trazendo pra vocês, contando pra vocês o melhor lance da jogada"! Valeu muito, "Sanja"! Você é imortal!

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page