top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Dirceuzinho

Amigo do esporte,


hoje vamos conhecer um pouco de Dirceu José Guimarães, o "Dirceuzinho" ponta esquerda de grande habilidade e de enorme importância tática pelos times que defendeu e pela Seleção Brasileira. Também atuava pela meia e por sua entrega e determinação, recebeu o apelido de "Formiguinha".

Com três Copas do Mundo e uma Olimpíada em seu currículo, Dirceu foi importante para a Seleção nas décadas de 70 e 80. Tendo como inspiração no futebol o inesquecível Zagallo, Dirceu executava a mesma função de seu ídolo tanto defensiva como ofensivamente. Na Copa de 78 foi eleito o terceiro melhor jogador do Mundo. Desde 1960 no infantil do Coritiba, Dirceu ganhou sua primeira oportunidade com Filpo Nuñes no time profissional do Coxa em 1970.

Depois dos Jogos Olímpicos de Munique em 1972, onde o Brasil fez uma campanha pífia, Dirceu foi destaque e se transferiu para o Botafogo. Mesmo sem ganhar títulos, Dirceu se destacou a ponto de ser convocado para a Copa de 74 atuando em quatro jogos. Em 1975 o Fluminense forma a famosa máquina tricolor bi-campeã estadual com craques como Rivellino, Carlos Alberto, Cajú , Edinho. E Dirceu fez parte ativa desse esquadrão.

Em 1977 vai para o Vasco da Gama e é convocado para a Copa de 78 por Claudio Coutinho. Do Vasco seguiu para o Club América do México e de lá para o Atlético Madrid, onde por seu desempenho ganhou mais uma convocação para a Seleção por Telê Santana para a Copa de 82.

Perambulou por Grécia, Itália, Estados Unidos com uma outra passagem pelo Vasco até encerrar a carreira em 1995 no Atlético Yucatán. Faleceu em setembro de 1995 aos 43 anos no Rio de Janeiro em um acidente. Um craque por seu estilo de jogo participativo para a equipe. Você conheceu um pouco do craque "Dirceuzinho"! Saudade!


Títulos


Pelo Coritiba - Campeão Paranaense de 71 e 72


Pelo Fluminense - Campeão Carioca de 76


Pelo Vasco da Gama - Campeão carioca de 77 e 88


Pela Seleção Brasileira atuou de 1973 a 1986 por 44 jogos e marcou 7 gols.

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page