top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Dicá

"Conheça o Craque" traz agora um pouco da vida de Oscar Sales Bueno Filho, ou simplesmente Dicá. Considerado o maior jogador da história da Ponte Preta, Dicá iniciou sua carreira na Macaca em 1966 e já em 1969 conquistou o primeiro de dois títulos em toda a sua carreira.

Foi o título da Divisão de Acesso do Campeonato Paulista, sendo também vice-campeão paulista de 1970. E foi em 1970 que Dicá teve a primeira oportunidade de vestir a camisa de um time da Capital.

Foi retirado do time na Taça de Prata devido a uma proposta do Corinthians de 300 mil cruzeiros. O negócio acabou não se concretizando e Dicá permaneceu na Ponte até 1971 quando foi emprestado ao Santos F.C.

Na Vila não conseguiu reeditar o seu futebol. Além da não adaptação, Dicá foi sacrificado pelo esquema de jogo e nunca se firmou como titular. Ao final do em préstimo, o Santos achou o valor do passe caro e Dicá acabou sendo devolvido a Ponte sentindo uma grande frustração. Ficou pouco tempo na Alvinegra.

Em meados de 1972, foi vendido a Portuguesa por 370 mil cruzeiros mais o passe do atacante Valdomiro. Na Lusa foi dirigido primeiro por Cilinho, que o havia lançado na Ponte e depois por Oto Glória que o deixou um período no banco. Mesmo assim contribuiu para que a Lusa conquistasse o título paulista de 1973, sendo o segundo e último de sua carreira. Assumiu a titularidade definitivamente e em 1975 foi fundamental na campanha do vice-campeonato paulista da Lusa.

Infelizmente na decisão contra o São Paulo, foi o primeiro a cobrar o pênalti defendido por Waldir Peres. Em 1976 voltou para a Ponte onde permaneceu até 1986. Foi o período mais brilhante de seu futebol sendo vice-campeão em 1977/79/81.

Com 154 gols é o maior artilheiro da história da Macaca. Exímio cobrador de faltas, técnico, clássico dono de lançamentos perfeitos, deixou seu nome na história da Ponte Preta e é reverenciado até hoje em todo o Brasil. Um dos maiores meias que o futebol brasileiro produziu.

Numa posição quase em extinção nos dias de hoje, nada melhor do que relembrar a história de um dos maiores meias do futebol brasileiro. Dicá merece ser reverenciado no "Conheça o Craque"!

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page