top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Carlos Alberto Parreira

O "Conheça o Craque" de hoje traz um dos grandes treinadores do futebol brasileiro. Vamos abordar o multi campeão Carlos Alberto Gomes Parreira, o Carlos Alberto Parreira bi-campeão do mundo (em 1970 como preparador físico e em 1994 como treinador). Nascido no Rio de Janeiro, Parreira é o único treinador que participou de Copas do Mundo por cinco seleções diferentes: Brasil, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Kuwait e África do Sul. Parreira foi eleito em 2020 pelo site Globoesporte.com o melhor técnico da história do Fluminense.

Reconhecido mundialmente pelos títulos conquistados, Parreira é reverenciado por todos os continentes por sua conduta exemplar dentro e fora do campo. Formado em educação física pela Escola Nacional de Educação Física e Desportos no Rio de Janeiro em 1966, iniciou a carreira de preparador físico no São Cristóvão. E em 1967 foi para Gana treinar a seleção daquele país onde ficou até 1969.

Voltou ao Brasil para trabalhar no Vasco da Gama ainda como preparador físico. E exerceu essa função na Seleção Brasileira na Copa de 1970 que conquistou o tri-campeonato. Atuou em sete comissões técnicas de times brasileiros obtendo êxito em todas elas. Porém nas seleções que dirigiu foi o ponto alto de sua carreira.

Além da Copa do mundo de 1994, da Copa América de 2004 e da Copa das Confederações de 2005 com a Seleção Brasileira, conquistou vários torneios internacionais com outras seleções como no Kwait e Arábia Saudita. Dirigiu equipes do exterior como o Valencia da Espanha, Fenerbahçe da Turquia e o New York Red Bull dos Estados Unidos.

Acusado por alguns de ser excessivamente cauteloso e burocrático, e com seu trabalho baseado em teorias e esquemas, Parreira tinha como princípio de futebol para suas equipes o toque de bola refinado, a posse de bola e o envolvimento do adversário. Em dezembro de 2010, anunciou sua aposentadoria como técnico.

Dois anos depois, com a volta de Luiz Felipe Scolari ao comando da Seleção, Parreira assumiu a função de coordenador técnico deixando o cargo após a eliminação do Brasil na Copa de 2014.

Sem dúvida, Parreira é um dos maiores treinadores de futebol do mundo. Tanto nos clubes como nas seleções que dirigiu, deixou sua marca de vencedor e de integridade de caráter incontestável. Valeu, Parreira! E valeu muito sua passagem pelo futebol! Merece estar na galeria do "Conheça o Craque"!

Títulos:


Pelo Fluminense:

Campeão Brasileiro de 1970 como preparador físico e de 1984 como treinador

Campeão carioca de 1975

Campeão Brasileiro da Série C de 1999


Pelo Corinthians:

Copa do Brasil de 2002

Torneio Rio-São Paulo de 2002


Pelo Fenerbahçe:

Campeão Turco de 1996


Pela Seleção Brasileira:

Copa do Mundo de 1970 ( como preparador físico ) e de 1994 como treinador

Copa América de 2004

Copa das Confederações de 2005 e 2013 ( como coordenador técnico )


Pela Seleção do Kwait:

Copa da Ásia de 1980

Torneio Pré-Olímpico de 1980

Copa do Golfo de 1982

16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page