"Conheça o Craque" de hoje presta uma homenagem mais do que justa para um excepcional volante, um grande treinador e um amigo com quem tive o prazer de trabalhar por um período de forma extremamente agradável.
José Luiz Carbone, ou simplesmente Carbone, teve uma carreira brilhante como jogador. Penta Campeão Gaúcho pelo Internacional, iniciou sua carreira no Juventus aos 16 anos, antes de se transferir para o São Paulo F.C em 1964 com 18 anos.
Passou pela Ponte Preta, pelo Metropol e voltou ao São Paulo antes de se transferir para o Inter onde atingiu o ápice de sua carreira.
Do Inter foi para o Botafogo em 1973 e após um ano foi jogar no Grêmio. Há quem diga que o Botafogo foi na ocasião uma ponte para que não saísse do Inter direto para o Grêmio.
Ficou um ano no tricolor Gaúcho e voltou ao Botafogo, onde dessa vez formou ao lado de Ademir, Manfrini, Mendonça e outros tantos craques um time que, embora não tenha conquistado títulos, marcou na história do Glorioso.
Em 1980 transferiu-se para o Nacional A.C. onde jogou até 1982 encerrando a carreira. Defendeu a Seleção Brasileira entre 1973 e 74, e não fosse uma contusão, faria parte dos selecionados para a Copa de 74.
Volante clássico, mas que mostrava raça também. Quando saiu do Inter, houve uma comoção enorme de dirigentes e torcida. Porém, Carbone tratou de tranquilizar a todos dizendo que estava saindo, mas que nas categorias de base tinha uma promessa que seria um dos grandes jogadores do futebol brasileiro, simplesmente Paulo Roberto Falcão.
Como treinador foi campeão no Fluminense, no Sporting Cristal, no Sharjah e no Remo. Fez grandes trabalhos na Ponte Preta e no Guarani, chegando pelo Bugre a um vice-campeonato paulista.
Carbone fez parte de uma família de jogadores, pois seu tio Rodolfo Carbone foi um dos grandes artilheiros da história do Corinthians. Sem dúvida, Carbone merece frequentar a galeria de "Conheça o Craque" dentro e fora do campo. Valeu, Carbone. Por tudo. Pelo seu futebol, por conhecer o futebol e pela pessoa maravilhosa que foi. Até mais!
Títulos como jogador:
Campeão Gaúcho de 1969/70/71;/72 e 73
Como treinador:
Pelo Fluminense:
Campeão Brasileiro de 1984
Campeão carioca de 1983
Copa Kirin de 1987
Pelo Sharjah:
Campeão da Liga dos Emirados Árabes Unidos 1993/94
Campeão Da President Cup dos Emirados Árabes Unidos de 1994/95
Pelo Sporting Cristal do Peru:
Campeão Nacional de 1996
Pelo Remo:
Campeão Paraense de 1999
Comments