top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Brandão Filho

O "Conheça o Craque" de hoje traz um dos maiores humoristas e atores da história do rádio e da TV brasileiros. Trata-se de Moacyr Augusto Soares Brandão , o "Brandão Filho", o "Primo Pobre", o "Sandoval Quaresma". Brandão Filho nasceu no Rio de Janeiro em 1910. Filho de João Augusto Soares Brandão, ator de renome na época e conhecido por Brandão, Ficou órfão aos 11 anos. Tratou de trabalhar cedo como entregador de roupas de uma tinturaria e balconista de padaria.

Aos 19 anos encenou uma peça de teatro num circo da cidade. Por ser desinibido e engraçado, logo chamou a atenção do público e de gente ligada ao rádio. Em 1942 participou da primeira radionovela brasileira na Rádio nacional: "Em Busca de Felicidade". Nessa época estreava no cinema participando de dois filmes: "O Dia é Nosso" e "Samba em Berlim".

O grande sucesso veio com Paulo Gracindo com quem formou a dupla famosa: "Primo Pobre e Primo Rico". Durante anos a dupla fez tanto sucesso no rádio que acabou na televisão.

Depois de vários filmes e de enorme sucesso no rádio, Brandão Filho chegou a Tv participando de programas humorísticos como "Uau", "Balança Mas Não Cai", "Viva o Gordo", "Faça o Humor, Não Faça a Guerra", "Chico Anysio Show" e a primeira versão de "A Grande Família" de 1972.

Participou também das novelas: "Bravo", "Saramandaia", "Nina", "Sinal de Alerta", "Te Contei?", "Feijão Maravilha", "Chega Mais", "Plumas e Paetês" e "O Salvador da Pátria". No cinema, ganhou o prêmio "Air France" pela atuação no filme "Romance da Empregada" em 1987.

Seu último trabalho e o de maior destaque ao lado do "Primo Pobre", foi o "Sandoval Quaresma" da Escolinha do Professor Raimundo, sendo um dos mais queridos alunos do Professor. Começava sempre muito bem, mas na hora de ganhar um 10...

Brandão Filho morreu em 1998 depois de lutar contra um câncer. Sem qualquer sombra de dúvidas, Brandão Filho é um ícone de nossa dramaturgia, um exemplo de pessoa e de artista. Um dos grandes nomes do humor brasileiro de todos os tempos. E merece, com todas as honras, estar aqui na galeria do "Conheça o Craque". Sandoval, onde você estiver, curta essa pequena homenagem de quem sempre foi seu admirador. Valeu!


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page