top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Altemar Dutra

Altemar Dutra de Oliveira ou Altemar Dutra, ou "O Trovador das Américas" foi um dos maiores intérpretes de nossa música. Com sua voz maravilhosa de timbre marcante conquistou toda a América Latina. Nascido em Aimorés, Minas Gerais, logo se transferiu com sua família para o Espírito Santo, mais precisamente para Colatina onde iniciou sua carreira na Rádio Difusora cantando uma música de Francisco Alves.

Aos dezessete anos mudou-se para o Rio de Janeiro levando uma carta de recomendação da direção da rádio para Jair Amorim, que mais tarde ao lado de Evaldo Gouveia formou a dupla que mais compôs músicas para Altemar Dutra. No Rio de Janeiro foi crooner de boate e casas de espetáculos até que em 1963 Jair Amorim o levou para o programa "Boleros Dentro da Noite" na Rádio Mundial. Daí para o estrelato foi rápido.

Contratado pela Odeon, chegou ao sucesso rapidamente. Em 1964 passou a ser conhecido e reconhecido em todo o Brasil gravando sucessos como "Que queres tu de mim", "O Trovador", "Sentimental demais" e "Somos iguais", todas compostas pela dupla Evaldo Gouveia e Jair Amorim. Sua fama ultrapassou fronteiras e abrangeu toda a América Latina. Fazendo sucesso em todos os países latinos, chegou a gravar um álbum com Lucho Gatica, e cantando em espanhol chegou a vender mais de 500 mil cópias nesses países.

A partir de 1969 ganhou fama com os latinos dos Estados Unidos, tornando-se um dos cantores estrangeiros mais populares daquele país. Com a carreira repleta de sucessos e fazendo várias turnês pela América Latina, se consolidou como um dos maiores nomes de nossa música no exterior. Em 1983 nos Estados Unidos fazendo uma apresentação para a comunidade latino-americana no clube "El Continente", sentiu-se mal no palco sendo retirado rapidamente.

Vítima de um derrame cerebral, veio a falecer aos 43 anos provocando grande comoção em seus fãs. Foi casado com a também cantora Marta Mendonça com quem teve um casal de filhos, sendo que o filho, Altemar Dutra Júnior seguiu os passos do pai. Porém, sem o mesmo brilho. Intérprete de grandes compositores sempre com sua voz inigualável e inconfundível, teve sua carreira interrompida por essa tragédia precocemente. Porém, será reverenciado eternamente como um dos mais importantes cantores do Brasil.

Valeu, Altemar Dutra. Seus fãs como eu estão sempre te ouvindo. Você é eterno. Valeu, "Trovador das Américas". Muito obrigado por nos emocionar com suas interpretações. Você estará sempre em nossos corações!


17 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page