top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Adolpho Block

Avram Yossievitch Bloch, ou Adolpho Block foi um dos mais importantes empresários do ramo de comunicação do país. Nascido em 1908 em Jitomir, império russo na época, hoje Ucrânia, teve uma infância muito difícil. Por ter origem judaica, sua família teve problemas em 1917 com a Revolução Russa. A família passou fome e acabou se mudando para Kiev em busca de maiores oportunidades.

Em 1921 mudou-se para a Itália e em 1922 chegou ao Brasil para viver no Rio de Janeiro. Na época a capital federal, a família tinha apenas um pilão utilizado para espremer especiarias. O livro de sua biografia lançado em 1980 chama-se "O Pilão" justamente por esse fato.

Como sempre haviam trabalhado no ramo gráfico na Ucrânia, com as pequenas economias que trouxeram de lá, compraram uma impressora manual onde rodavam folhas numeradas para o "jogo do bicho".

Na década de 40, trabalhou na Editora Rio Gráfica de Roberto Marinho. Tinha muita amizade com artistas e políticos frequentando a boemia carioca. Frequentou por muito tempo o Grêmio Recreativo Familiar Kananga do Japão, antiga gafieira carioca. Daí surgiu a ideia que só foi posta em prática em 1989 por ele idealizando a novela "Kananga do Japão", exibida pela Rede Manchete de TV.

Foi em 1952 que Adolpho Bloch deu o grande passo de sua vida ao lançar o primeiro número da revista "Manchete". Partindo daí, constituiu um dos maiores impérios da mídia da América Latina. A revista foi a mais lida do Brasil e alcançou projeção internacional.

Amigo pessoal do ex-presidente Juscelino Kubitschek, tornou-se celebridade no meio da comunicação. Embora nunca tenha tido atração pela mídia eletrônica, foi convencido pelo seu sobrinho Pedro Jack Kapeller, e em 1980 foi lançada a Rede Manchete de Rádio FM com 5 emissoras e a Rádio Manchete AM no Rio de Janeiro.

Em junho de 1983 ia ao ar a TV Manchete fechando o conglomerado da Rede Manchete. Faleceu em 1995 aos 87 anos. Logo após, em 2000 o conglomerado Bloch foi a falência. Grande empresário da comunicação, escreveu seu nome na história. Valeu, Adolpho Bloch. Você foi craque e merece estar aqui no "Conheça o Craque"!


13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page