top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Ênio Andrade

"Conheça o Craque" de hoje traz um dos maiores técnicos de futebol de nossa história. Trata-se de Ênio Vargas de Andrade, o sensacional Ênio Andrade. Gaúcho de Porto Alegre onde nasceu e morreu, Ênio Andrade foi um meia de muita qualidade.

Começou em 1949 no São José do Rio Grande do Sul, passou pelo Inter, Renner, saiu do Rio Grande do Sul para jogar no Palmeiras, foi para o Pernambuco jogar pelo Náutico e encerrou a carreira onde começou: no São José em 1962.

Atuou pela Seleção Brasileira no Pan-americano de 1956. Curiosamente, iniciou a carreira de treinador jogando pelo Náutico. Acumulava a função de jogador com a de treinador. Vitorioso na carreira de jogador, iniciou uma carreira mais brilhante ainda de treinador. Multi campeão como treinador também, tinha fama de emérito estrategista.

De temperamento calmo, tinha pouca conversa. Austero e espirituoso, tinha tiradas simplesmente geniais. Certa vez, dirigindo o Corinthians, após uma jogada errada de um jogador, todo o banco de reservas começou a sorrir. Ênio de súbito olhou para o banco e disse : "pois é, vocês estão rindo dele, mas ele está jogando e vocês estão sentados aí".

Um dos poucos jogadores que tiveram destaque imenso tanto como jogador como treinador. Respeitado por dirigentes, imprensa e jogadores, para muitos foi o melhor treinador do Brasil. O clube que mais treinou foi o Cruzeiro, onde conseguiu vários títulos. De pouca conversa e muita ação, Ênio Andrade tinha o dom de mudar completamente a característica do time em questão de minutos.

Conhecia futebol como poucos e é lembrado até hoje como o maior estrategista do nosso futebol. Introdutor do estilo gaúcho de jogar, teve seguidores famosos como Rubens Minelli. Sem dúvida, Ênio Andrade foi um craque dentro e fora do campo. Faleceu em 1997 aos 68 anos por problemas pulmonares. Merece estar aqui na galeria de "Conheça o Craque"! Valeu, Ênio Andrade! Um mestre na arte de dirigir times de futebol!

Títulos como Jogador


Pelo Internacional: Campeão Gaúcho de 1950 e 1951


Pelo Renner: Campeão Gaúcho de 1954


Pelo Palmeiras: Campeão Paulista de 1959 e Campeão Brasileiro de 1960


Títulos como Treinador


Pelo Internacional: Campeão Brasileiro de 1979


Pelo Grêmio: Campeão Brasileiro de 1981


Pelo Coritiba: Campeão Brasileiro de 1985


Pelo Cruzeiro: Campeão Mineiro de 1990 e 1994, Campeão da Copa dos Campeões Mineiros de 1991, Campeão da Supercopa da Libertadores de 1991, Campeão da Copa de Ouro de 1995 e Campeão da Copa Master da Supercopa de 1995


Pelo Santa Cruz: Campeão Pernambucano de 1976


Pelo Náutico: Campeão Pernambucano de 1984


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page