"Conheça o Craque" de hoje traz um dos maiores técnicos de futebol de nossa história. Trata-se de Ênio Vargas de Andrade, o sensacional Ênio Andrade. Gaúcho de Porto Alegre onde nasceu e morreu, Ênio Andrade foi um meia de muita qualidade.
Começou em 1949 no São José do Rio Grande do Sul, passou pelo Inter, Renner, saiu do Rio Grande do Sul para jogar no Palmeiras, foi para o Pernambuco jogar pelo Náutico e encerrou a carreira onde começou: no São José em 1962.
Atuou pela Seleção Brasileira no Pan-americano de 1956. Curiosamente, iniciou a carreira de treinador jogando pelo Náutico. Acumulava a função de jogador com a de treinador. Vitorioso na carreira de jogador, iniciou uma carreira mais brilhante ainda de treinador. Multi campeão como treinador também, tinha fama de emérito estrategista.
De temperamento calmo, tinha pouca conversa. Austero e espirituoso, tinha tiradas simplesmente geniais. Certa vez, dirigindo o Corinthians, após uma jogada errada de um jogador, todo o banco de reservas começou a sorrir. Ênio de súbito olhou para o banco e disse : "pois é, vocês estão rindo dele, mas ele está jogando e vocês estão sentados aí".
Um dos poucos jogadores que tiveram destaque imenso tanto como jogador como treinador. Respeitado por dirigentes, imprensa e jogadores, para muitos foi o melhor treinador do Brasil. O clube que mais treinou foi o Cruzeiro, onde conseguiu vários títulos. De pouca conversa e muita ação, Ênio Andrade tinha o dom de mudar completamente a característica do time em questão de minutos.
Conhecia futebol como poucos e é lembrado até hoje como o maior estrategista do nosso futebol. Introdutor do estilo gaúcho de jogar, teve seguidores famosos como Rubens Minelli. Sem dúvida, Ênio Andrade foi um craque dentro e fora do campo. Faleceu em 1997 aos 68 anos por problemas pulmonares. Merece estar aqui na galeria de "Conheça o Craque"! Valeu, Ênio Andrade! Um mestre na arte de dirigir times de futebol!
Títulos como Jogador
Pelo Internacional: Campeão Gaúcho de 1950 e 1951
Pelo Renner: Campeão Gaúcho de 1954
Pelo Palmeiras: Campeão Paulista de 1959 e Campeão Brasileiro de 1960
Títulos como Treinador
Pelo Internacional: Campeão Brasileiro de 1979
Pelo Grêmio: Campeão Brasileiro de 1981
Pelo Coritiba: Campeão Brasileiro de 1985
Pelo Cruzeiro: Campeão Mineiro de 1990 e 1994, Campeão da Copa dos Campeões Mineiros de 1991, Campeão da Supercopa da Libertadores de 1991, Campeão da Copa de Ouro de 1995 e Campeão da Copa Master da Supercopa de 1995
Pelo Santa Cruz: Campeão Pernambucano de 1976
Pelo Náutico: Campeão Pernambucano de 1984
Comments