top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça a craque - Zilda Cardoso

"Conheça a Craque" de hoje traz uma figura exponencial de nosso humor. Carismática, engraçada por natureza, solteirona convicta, Zilda Cardoso é uma das celebridades da época de ouro do nosso humor. Quem não se lembra de "Catifunda" , a mendiga que fumava charuto? Pois foi o personagem mais marcante dessa extraordinária humorista e atriz.

Zilda nasceu em São Paulo em 1936. Teve uma carreira brilhante iniciada em 1961. Foi na TV Paulista em São Paulo substituindo a atriz Eloisa Mafalda. Já em 1962 ganhou um programa na mesma emissora, "Zilda 23 Polegadas", ao mesmo tempo em que participava do programa O Riso é o Limite na TV Rio e TV Record de São Paulo.

Foi quando criou seu mais rico personagem, a Catifunda com seu bordão famoso: "Saravá" na Praça da Alegria a convite de Manoel da Nóbrega, encantado com a desenvoltura de Zilda.

A partir daí, a carreira decolou de uma forma impressionante com participações em programas de TV, filmes e recebendo o maior prêmio na época, o "Roquete Pinto".

Zilda sempre foi irreverente e espirituosa. Vivia já há algum tempo com uma cuidadora. Não que precisasse de cuidados especiais. Mas por simples companhia. Morreu aos 83 anos em São Paulo em 2019.

Deixa uma enorme lacuna no humor e a certeza de que interpretou magistralmente seu papel nos palcos, nos estúdios e na vida. Zilda Cardoso merece todas as homenagens e é um presente poder ter você aqui no "Conheça a Craque"!



Participação nos Filmes:


O Lamparina, Meu Japão Brasileiro, Golias Contra o Homem das Bolinhas e Se Meu Dólar Falasse.


Participação na TV:


O Riso é o Limite, Zilda 23 Polegadas, Praça da Alegria, Noites Cariocas, Quatro Homens Juntos, Mão ao Ar, Quadra de sete, Show do Dia Sete, Meu Adorável Mendigo, Os Trapalhões, Deu a Louca no Show, Reapertura, Alegria 81, Praça Brasil, A Praça é Nossa, Delegacia de Mulheres, Meu Bem, Meu Mal, Estados Unidos de Chico Anysio, Escolinha do Professor Raimundo e Você Decide.


Prêmio


Roquete Pinto de 1963 - Melhor Teleatriz Humorística

18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page