top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

7.ª Arte - Questão de honra

"Questão de Honra" é um filme de 1992 com direção de Rob Reiner e que se constituiu num grande sucesso de público e bilheteria. Arrecadando 243,2 milhões de dólares, faz parte do seleto grupo de filmes com faturamento superior a 200 milhões de dólares.

Após um soldado morrer acidentalmente em uma base militar, depois de ter sido atacado por dois colegas da corporação, surge a forte suspeita de ter existido um "alerta vermelho", uma espécie de punição extra-oficial na qual um oficial ordena a subordinados seus que castiguem um soldado que não tenha se comportado corretamente.

Quando o caso chega aos tribunais, um jovem advogado (Tom Cruise) resolve não fazer nenhum tipo de acordo e tentar descobrir a verdade. Foi o filme que mostrou todo o talento de Tom Cruise que interpreta um advogado principiante de forma magistral.

A partir daí, passou a ser realmente respeitado e conquistou papéis importantes e marcantes. Filme tenso, forte, passado grande parte do tempo nos tribunais e com cenas inesquecíveis. Jack Nicholson está perfeito e é sua a frase no filme que diz: "You can't handle the truth" (Você não suportaria a verdade), frase essa que foi eleita como a 29ª melhor fala do cinema de todos os tempos.

Os dois protagonizam diálogos inesquecíveis fazendo com que Demi Moore seja simples coadjuvante no filme. Embora não tenha recebido prêmios de expressão, foi indicado a vários Oscars e Globos de Ouro. Imperdível. A cena que mostramos é a da célebre frase. Confira!

Ficha técnica

Ano de Lançamento: 1992

Diretor: Rob Reiner

Elenco: Tom Cruise, Jack Nicholson, Demi Moore, Kevin Pollak, Kevin Bacon, J.T. Walsh, Kefer Sutherland.


Indicações:


Oscar de: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante ( Jack Nicholson ), Melhor Edição e Melhor Som


Globo de Ouro de: Melhor Filme Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator Drama ( Tom Cruise ), Melhor Ator Coadjuvante ( Jack Nicholson ) e Melhor Roteiro

10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page