"Lua de Papel" ou "Paper Moon" é uma comédia dramática americana de 1973, distribuído pela Paramount originalmente em preto e branco para retratar fielmente a Grande Depressão. Estrela do por Ryan O' Neal (Moses Pray) e Tatum O'Neal (Addle Loggins) - pai e filha na vida real, respectivamente - nos papéis centrais, retrata a aventura de um vigarista supostamente pai de uma garota órfã, filha de uma prostituta que teve um caso com Moses. Addle suspeita que ele seja o pai.
No enterro da mãe, Moses se incumbe de levar Addle para morar com sua tia. Antes, porém, Moses resolve extorquir quem atropelou a mãe da menina e toma 200 dólares do homem. A menina vê tudo e passa o filme inteiro cobrando os dólares do vigarista. A menina acaba sendo parceira de trapaça de Moses. Ganham muito dinheiro, mas acabam perdendo tudo.
Depois de tudo perdido, Moses resolve finalmente levar a menina para morar com a tia, mas como ele devia a ela 200 dólares, a menina resolve seguir com ele. Filme maravilhoso, premiado e delicioso de se ver. Aqui, uma cena linda pra dar uma mostra do filme. Se ainda não viu, veja! Vale a pena. Sem dúvida, um lídimo representante da 7.ª Arte!
Ficha técnica
Diretor: Peter Bogdanivich
Elenco principal: Ryan O' Neal. Tatum O'Neal, Madeline Khan, P.J.Johnson
Prêmios: Oscar de melhor atriz coadjuvante
Indicações: melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro adaptado e melhor som
Golden Globe Award: estrela feminina do ano
Indicações: melhor filme, melhor ator, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante e melhor diretor
Comments