"7.ª Arte" de hoje homenageia um dos grandes diretores de cinema: Federico Fellini. O filme que escolhemos é uma produção franco-italiana de 1973: "Amarcord". É uma comédia dramática imperdível. Com muita sensibilidade e uma boa dose de humor, Fellini retrata a Itália da década de 30 em pleno fascismo. E o regime é criticado pelo diretor.
Através dos olhos de Titta (Bruno Zanin), um garoto impressionável, o diretor dá uma olhada na vida familiar, religião, educação e política dos anos 30, quando o fascismo era a ordem dominante. Entre os personagens estão o pai e a mãe de Titta, que estão constantemente batalhando para viver, além de um padre que escuta confissões só para dar asas à sua imaginação anti-convencional.
Fala também dos sonhos de um outro mundo, alimentados pelos turistas de um hotel, por um transatlântico aportado ali e pelo início do fascismo. O filme tem muitas nuances, críticas ao regime, momentos de drama, humor, enfim um filme pra se ver e rever.
Aqui, cenas da escola com os diversos professores. Considerado pelo New York Times, um dos 1000 melhores filmes do mundo em todos os tempos. Vale a pena conferir. Brilhante! Merece ser considerado a "7.ª Arte"!
Ficha técnica
Elenco Principal: Pupella Maggio, Armando Brancia, Magali Noel, Ciccio Ingrassia, Nando Orfei, Luigi Rossi, Bruno Zanin, Gianfilippo Carcano. Josiane Tanzilli.
Prêmios:
Oscar de Melhor Filme estrangeiro
David di donatello de Melhor Filme e Melhor Diretor
New York Film Critics Circle Awards de Melhor Diretor e Melhor Filme
National Board of Review de Melhor Filme Estrangeiro
Prêmio Bodil de Melhor Filme Não Americano
Comments