top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

7ª Arte - Memórias de Uma Gueixa

Em 2005 foi lançado nos Estados Unidos e em Tóquio o filme, produzido por Steven Spielberg e dirigido por Rob Marshall, "Memoirs of a Geisha" em inglês. Em 2006 o filme foi distribuído mundialmente e chegou ao Brasil com o nome "Memórias de Uma Gueixa". Filme controverso que dividiu opiniões, acabou se tornando um enorme sucesso e vencedor de vários prêmios entre eles 3 Oscars das 6 indicações que teve.

A maior polêmica do filme foi criada em virtude do elenco principal de mulheres ser chinês e não japonês, o que gerou severas críticas do país oriental. "Memórias de Uma Gueixa" conta a história de uma jovem garota, Chiyo Sakamoto, que é vendida a uma okiya, uma casa de gueixas por sua família.

Seu pai, um pescador vendeu Chiyo em 1929, e na okiya ela é maltratada pelos donos e por Hatsumomo, uma gueixa que tem inveja de sua beleza. Acolhida por Mameha, a principal rival de Hatsumomo, Chiyo, ao crescer se torna a gueixa Sayuri. Reconhecida, ela passa a desfrutar de uma sociedade repleta de riquezas e privilégios até que a 2ª Guerra Mundial modifica radicalmente sua realidade no Japão.

O filme mostra a trajetória de Chiyo até chegar a ser uma gueixa de sucesso. Drama e romance se misturam nesse filme que tem uma trilha sonora maravilhosa, uma fotografia fantástica, um figurino simplesmente espetacular e uma maquiagem perfeita. Segue o trailer do filme que apesar de polêmico é imperdível. Não deixe de ver!


Ficha técnica:


Ano de Lançamento : 2005

No Brasil : 2006

Produção: Steven Speilberg

Direção : Rob Marshall

Orçamento: US$ 85 milhões

Bilheteria: US$ 162 milhões


Elenco Principal: Zhang Ziyi, Ken Watanabe, Michelle Yeoh, Gong Li, Youki Kudoh, Kaori Momoi, Tsai Chin, Cari-Hiroyuki Tagawa, Suzuka Ohgo, Kôji Yakusho, Zoe Weizenbaum, Thomas Ikeda, Togo Igawa, Mako, Samantha Futerman, Elizabeth Sung, Ted Levine, Paul Adeustein.


Indicações:


Oscar de : Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Edição de Som


BAFTA de : Melhor Atriz ( Zhang Ziyi ), Melhor Desenho de Produção e Melhor Maquiagem


Globo de Ouor de : melhor Atriz ( Zhang Ziyi )


Prêmios:


Oscar de : Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Figurino


BAFTA de : Melhor Figurino, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora


Globo de Ouro de : Melhor Trilha Sonora

14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page