Em 1981 foi lançado o filme britânico "Chariots of Fire" , no Brasil "Carruagem de Fogo". Sucesso absoluto de público e crítica, o filme teve um orçamento de US$ 5.500.000 e um faturamento de US$ 55.593.332 (somente nos Estados Unidos).
A música composta por Vangelis é até hoje um hino para maratonas e maratonistas do mundo. A história é empolgante e emocionante. A Olimpíada de 1924, em Paris, se aproxima. Eric Liddell (Ian Charleson) e Harold Abrahams (Ben Cross) pretendem disputá-la, mas seguem caminhos bem diferentes.
Liddell é um missionário escocês que corre em devoção a Deus. Já Abrahams é filho de um judeu que enriqueceu recentemente e deseja provar sua capacidade para a sociedade de Cambridge.
Liddell corre usando seu talento natural, enquanto que Abrahams resolve contratar um treinador. Ambos seguem as eliminatórias sem problemas, até que uma das classificatórias de Liddell é marcada para domingo. Ele se recusa a competir, por ser este um dia santo. Percebendo a situação, um nobre oferece a Liddell sua vaga na disputa dos 400 metros.
Ele aceita e vence a corrida, assim como Abrahams. A partir de então, os dois integram a equipe do Reino Unido para a Olimpíada.
Premiadíssimo, "Carruagem de Fogo" tem uma história envolvente e arrebatadora. Você precisa ver se ainda não viu. Imperdível. Digno representante da 7ª arte.
Ficha técnica
Ano de Lançamento: 1981
Diretor: Hugh Hudson
Elenco Principal: Ben Cross, Ian Charleson, Ian Holm, Alice Krige, Nicholas Farrell, Cheryl Campbell, John Gielgud, Lindsay Anderson, Nigel Havers, Daniel Gerroll, Nigel Davenport, Brad Davis.
Premiação:
Oscar de: Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora.
BAFTA de: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante ( Ian Holm ) e Melhor Figurino
Festival de Cannes: Melhor Ator Coadjuvante ( Ian Holms ), Prêmio do Júri Ecumênico Menção Especial para Hugh Hudson.
Globo de Ouro de: Melhor Filme Estrangeiro
NYFCC (Estados Unidos) : Melhor Fotografia
Academia Japonesa de Cinema: Melhor Filme estrangeiro
Indicações:
Oscar de: Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Edição
BAFTA de: Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Som,
Festival de Cannes: Indicado a Palma de ouro.
Comments