top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

7ª Arte - Carruagem de fogo

Em 1981 foi lançado o filme britânico "Chariots of Fire" , no Brasil "Carruagem de Fogo". Sucesso absoluto de público e crítica, o filme teve um orçamento de US$ 5.500.000 e um faturamento de US$ 55.593.332 (somente nos Estados Unidos).

A música composta por Vangelis é até hoje um hino para maratonas e maratonistas do mundo. A história é empolgante e emocionante. A Olimpíada de 1924, em Paris, se aproxima. Eric Liddell (Ian Charleson) e Harold Abrahams (Ben Cross) pretendem disputá-la, mas seguem caminhos bem diferentes.

Liddell é um missionário escocês que corre em devoção a Deus. Já Abrahams é filho de um judeu que enriqueceu recentemente e deseja provar sua capacidade para a sociedade de Cambridge.

Liddell corre usando seu talento natural, enquanto que Abrahams resolve contratar um treinador. Ambos seguem as eliminatórias sem problemas, até que uma das classificatórias de Liddell é marcada para domingo. Ele se recusa a competir, por ser este um dia santo. Percebendo a situação, um nobre oferece a Liddell sua vaga na disputa dos 400 metros.

Ele aceita e vence a corrida, assim como Abrahams. A partir de então, os dois integram a equipe do Reino Unido para a Olimpíada.

Premiadíssimo, "Carruagem de Fogo" tem uma história envolvente e arrebatadora. Você precisa ver se ainda não viu. Imperdível. Digno representante da 7ª arte.

Ficha técnica


Ano de Lançamento: 1981

Diretor: Hugh Hudson

Elenco Principal: Ben Cross, Ian Charleson, Ian Holm, Alice Krige, Nicholas Farrell, Cheryl Campbell, John Gielgud, Lindsay Anderson, Nigel Havers, Daniel Gerroll, Nigel Davenport, Brad Davis.


Premiação:


Oscar de: Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora.


BAFTA de: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante ( Ian Holm ) e Melhor Figurino


Festival de Cannes: Melhor Ator Coadjuvante ( Ian Holms ), Prêmio do Júri Ecumênico Menção Especial para Hugh Hudson.


Globo de Ouro de: Melhor Filme Estrangeiro


NYFCC (Estados Unidos) : Melhor Fotografia


Academia Japonesa de Cinema: Melhor Filme estrangeiro


Indicações:


Oscar de: Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Edição


BAFTA de: Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Som,


Festival de Cannes: Indicado a Palma de ouro.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page